Na tarde de ontem, 23/07/2014, às 14h29, o mecânico de elevadores M. C. O. T., de 30 anos, quase perdeu a perna em acidente de trabalho, quando efetuava manutenção de dois elevadores, dentro da caixa de corrida em um edifício residencial, na Rua Calimério Guimarães, nº 31, Centro de Araxá.
O 6º Pelotão de Bombeiros Militar (6º Pel BM) daquele município recebeu a solicitação através do telefone de emergências 193, informando que o mecânico estaria preso dentro do compartimento. Rapidamente foram enviadas para o local uma Unidade de Resgate e outra de Salvamento para aquele endereço.
No local, os Bombeiros se depararam com M. C. deitado já fora do compartimento, consciente e orientado, apresentando uma grande laceração na coxa direita que se estendia desde a virilha até próximo do joelho com exposição de músculos, tendões e artérias e mesmo estando exposta a artéria femoral não havia sido rompida.
A equipe de resgate realizou as análises na vítima, verificando que não havia sinal de fratura óssea na perna lacerada nem nas demais partes do corpo. O ferimento não apresentava hemorragia ativa, no entanto, eles efetuaram um curativo com o uso de compressas cirúrgicas umedecidas em soro fisiológico.
Os Bombeiros estavam preocupados em preservar músculos, tendões e artérias hidratados, na sequência ele foi imobilizado em uma prancha longa e coberto com manta térmica. M. C. apresentava pulso pedioso (nos pés), com boa perfusão capilar no pé direito da vítima. O mecânico apresentava ainda escoriações nos braços, resultado do acidente com o elevador.
A equipe de resgate apurou que a vítima efetuava a manutenção dos dois elevadores do edifício, quando um deles entrou em movimento e prensou sua perna contra a cabina do elevador, sendo, posteriormente, retirado por seu colega de trabalho, D. A. J., 41 anos e, quando da chegada das viaturas, o Soldado BM Leonardo já se encontrava no local do acidente prestando os primeiros socorros.
Após o atendimento pré-hospitalar no local a vítima foi conduzida pela Unidade de Resgate para o PAM (Pronto Atendimento Municipal) de Araxá, onde M. C. deu entrada e foi prontamente atendido pela equipe médica de plantão, sendo logo depois encaminhado para o bloco cirúrgico.