23 de Agosto de 2017 às 13:14

Médico coloproctologista da Santa Casa esclarece sobre Hemorroidas

O tratamento da doença hemorroidária inclui medidas simples de alterações comportamentais e dietéticas até uso de medicamentos e tratamentos cirúrgicos

Todos nós temos Hemorróidas. Sim é verdade!  Hemorroidas são estruturas anatômicas normais formadas por vasos sanguíneos comunicantes situados na parte interna do canal anal. Quando esses vasos aumentam de tamanho, inflamam e produzem sintomas surge à doença hemorroidária, que pode ser interna, situada dentro do canal anal, ou externa, situada na borda do ânus.

Dr. Otávio Nunes Sia, médico coloproctologista da Santa Casa de Patrocínio, explica que a doença hemorroidária tem múltiplas causas com a característica comum de provocarem alterações na circulação sanguínea dos vasos hemorroidários, que podem ser decorrentes de mudanças na consistência das fezes, esforço evacuatório, gravidez, trauma pelo uso de papel higiênico e até fatores hereditários.

O médico alerta que o sintoma mais comum da doença hemorroidária é sangramento anal, geralmente indolor, que suja as fezes com raias de sangue vivo ou em casos mais intensos chega a respingar no vaso sanitário. A patologia também pode causar coceira ou irritação no ânus, dor contínua ou durante as evacuações, presença de prolapso (quando os mamilos hemorroidários exteriorizam-se através do canal anal), nódulo anal doloroso e presença de secreção viscosa no ânus (chamada de muco).

O tratamento da doença hemorroidária inclui medidas simples de alterações comportamentais e dietéticas até uso de medicamentos e tratamentos cirúrgicos.

O especialista indica o uso de dieta rica em fibras, com aumento da ingestão de frutas e verduras, associado a ingestão de pelo menos dois litros de água por dia, hábitos que podem regular o hábito intestinal e provocar a eliminação de fezes mais macias que diminuem o esforço evacuatório.

Dr. Otávio dá uma dica importante: A melhor forma de higienização do ânus após as evacuações é o uso de ducha higiênica com jato de água, sem necessidade do uso de sabonetes. O papel higiênico é indicado apenas para secar a região, com o menor atrito possível. Tanto o atrito do papel higiênico quando uso excessivo de sabonetes pioram os sintomas hemorroidários.

Um alerta: várias outras doenças podem provocar sintomas parecidos com os da doença hemorroidária. É essencial consultar um especialista para obter um diagnóstico adequado, principalmente porque em alguns casos é necessário o uso medicamentos específicos para as veias hemorroidárias e, quando as medidas higieno-dietéticas e remédios não surtem efeito, pode ser indicado tratamento cirúrgico específico.

Dr. Otávio atende no Centro Médico da Santa Casa de Patrocínio, através do telefone 34 3831 8899. Santa Casa de Patrocínio, saúde é a nossa razão de ser!


Comentários

Termos de uso:

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Patrocínio Online. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Patrocínio Online poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento, mas deve ter responsabilidade!