Os procedimentos aconteceram no Hospital Actual.- Foto: divulgação
O médico Leonardo de Aguiar Santos, Radiologista, realizou em Patos de Minas os dois primeiros procedimentos de ablação de nódulo tireoidiano por radiofrequência do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba. Os procedimentos foram acompanhados pelo Dr. Antônio Rahal, médico do Hospital Israelita Albert Einsten, primeiro Radiologista a aplicar o método no Brasil. Os procedimentos aconteceram no Hospital Actual.
Na Sexta-feira (07), durante a noite, no centro de convenções do Hotel Fratele em Patos de Minas-MG, o Dr. Antônio Rahal, médico do Hospital Israelita Albert Einsten, ministrou uma aula com duas horas de duração sobre o tema "Ablação de nódulo tireoidiano por radiofrequência" para os médicos endocrinologistas e cirurgiões de cabeça e pescoço de Patos de Minas e região. Ele foi o pioneiro do método no Brasil e veio à cidade para acompanhar e prestigiar a realização dos dois primeiros procedimentos do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, realizados pelo seu aluno, Dr. Leonardo de Aguiar Santos, médico Radiologista da Clínica L&L.
No Sábado (08), no Hospital Actual em Patos de Minas-MG, foram então realizados pelo Dr. Leonardo, os dois primeiros procedimentos de Ablação de nódulo tireoidiano por radiofrequência. Os procedimentos foram acompanhados pelo Dr. Antônio Rahal. O evento contou ainda com a participação do médico anestesista Dr. Marcelo de Oliveira Coelho e com as presenças dos cirurgiões de cabeça e pescoço Dr. Alfredo Jesus Mitio Nakao e Dra. Maria Karoline Souza Chagas.
Dr. Leonardo de Aguiar Santos é especialista em Radiologia e Diagnóstico por Imagem com CRM-MG 51.397 / RQE 21.476. A Clínica L&L fica situada na Rua Maestro Randolfo, 49, Centro, Patos de Minas-MG e os telefones para contato são (34) 3821-1040 / (34) 99667-1313.
Dr. Marcelo de Oliveira Coelho, Dr. Alfredo Jesus Mitio Nakao, Dr. Antônio Rahal, Dr. Leonardo de Aguiar Santos, Dra. Maria Karoline Souza Chagas.
Sobre a ablação de nódulo tireoidiano
Realizada no Brasil pela primeira vez em abril de 2018, no hospital Albert Einstein, na cidade de São Paulo, pelo Dr. Antônio Rahal, a ablação de tireoide por radiofrequência é um tratamento moderno, indicado para o tratamento de nódulos benignos sintomáticos.
Apesar de, em sua maioria os nódulos benignos não influenciarem na produção hormonal tireoidiana, eles podem apresentar crescimento lento e progressivo, levando a sintomas como desconforto ou dor na região do pescoço e da garganta, efeito estético indesejado – com volume aparente, muitas vezes assimétrico, compressão no esôfago e consequente dificuldade na deglutição e até mesmo dificuldade para respirar de forma normal.
O tratamento tradicional é a cirurgia, com a retirada parcial ou total da glândula tireoide. Além de seus inerentes riscos, a cirurgia deixa cicatriz no paciente e pode levar à necessidade permanente de reposição hormonal.
A ablação de nódulos por radiofrequência é a moderna alternativa de tratamento para os sintomas mencionados, decorrentes de nódulos benignos. Trata-se de procedimento de alta tecnologia, menos invasivo que a cirurgia, realizado por meio da introdução de uma fina agulha no nódulo, guiada por ultrassonografia, e que por meio de uma corrente alternada de alta frequência gera aquecimento do tecido, que levará, no decorrer dos dias, a uma progressiva redução de até 97% (noventa e sete por cento) no tamanho do nódulo.