4 de Dezembro de 2025 às 16:45

Megacarga de 636 toneladas passa pela BR-365 em Patrocínio e atrai centenas de moradores e emociona motorista

A carga escoltada pela PRF e pela EPR Triângulo

O transporte da megacarga passou na tarde desta quinta-feira, 4/12, por volta das 12h43min, pela rodovia na cidade de Patrocínio (MG), como informado pelo site Patrocínio Online desde quando ela estava sendo escoltada pela PRF na BR-262, próximo a Araxá, na semana passada.

A passagem pela cidade de Patrocínio foi de cerca de minutos, onde foi escoltada pelas equipes da PRF de Patos de Minas, Araxá e Uberlândia, vindo do Restaurante Albertão, no município de Patos de Minas, onde estava parada desde quarta-feira, 3/12, quando precisou fazer uma manutenção.

Após, seguiu pela manhã, tendo algumas paradas principalmente no restaurante Caipirão, na BR-365, onde o trânsito havia sido liberado nas duas faixas, e depois passando pelo trevo do Posto Rota Sol, sendo acompanhada pela EPR Triângulo, concessionária que administra a rodovia.

Essa passagem da carreta superdimensionada, apesar de rápida, reuniu cerca de centenas de pessoas.

O site Patrocínio Online, em conversa com o motorista Fábio (lado direito da foto de boné e camisa da empresa), da transportadora e guindaste Cruz de Malta, relatou que, ao ver a população de Patrocínio, ele disse que se arrepiou e se emocionou, onde as pessoas diziam “vai com Deus” e aplaudiam.

O site Patrocínio Online obteve informações de que essa carreta superdimensionada, que transporta um sistema de moagem, veio da China de navio e, por questões de logística que foram bem estabelecidas pela empresa, ela passou na região e futuramente poderá vir mais uma dessas, que pertence à empresa Votorantim Cimentos seguindo em direção a Edealina (GO).

A carreta superdimensionada, que transporta um sistema de moagem, possui 123 metros de comprimento e cerca de 636,5 toneladas, o que torna o deslocamento lento e exige complexa operação de segurança.

A carreta, após passar por Patrocínio pela BR-365, deu uma parada no Posto Doidão, e depois vai parar no Posto Forte Petro, próximo a Celso Bueno.

Sobre as dúvidas de como passaria no pedágio, segundo informações, ela passará pelo lado direito.

A PRF recomenda que os condutores programem seus horários para evitar atrasos ao longo da manhã desta quinta-feira no trecho entre Patos de Minas e Patrocínio.

Em nota a EPR Triângulo diz que o veículo, que tem 123 metros de comprimento e transporta uma peça industrial de 636,5 toneladas, estava estacionado no quilômetro 442 após apresentar problemas técnicos. O transporte ocorre em comboio e tem acompanhamento da PRF. A partir do quilômetro 474, início do trecho concessionado, a EPR Triângulo iniciará sua operação de apoio, com emprego de viaturas de inspeção, guincho leve, guincho pesado e caminhão-pipa.

A fim de garantir a segurança da operação e dos usuários da BR-365, serão implantados bloqueios na rodovia, com duração média de 1h. A previsão é que o comboio faça duas paradas durante o trajeto para liberação do tráfego, nos quilômetros 479 (Posto Doidão) e 514 (Posto Forte Petro).

Cronograma de interdições na BR-365, em Patrocínio:
1 – às 11h, do quilômetro 479 até o 483
3 – às 13h, do quilômetro 484 até o 514

O cronograma pode sofrer alterações em função das condições climáticas ou eventuais ajustes necessários durante o trajeto. A previsão é que a carga fique estacionada no quilômetro 514, no Posto Forte Petro, até a retomada do deslocamento, em data ainda a ser definida.

Informações sobre o tráfego podem ser obtidas pelo telefone 0800 452 0365.

Comprimento: 123 metros
Peso total: 636,5 toneladas
Altura: 5,7 metros