INFORMATIVO DIÁRIO - EXPOCACCER
CAFÉ
-- Nesta quinta-feira, a cotação do arábica na ICE encerrou o dia em alta, cotado à 91,65 cents/lb (+35 pontos) no vencimento julho/19. O mercado oscilou dos dois lados da tabela durante o dia acompanhando o câmbio, movimentos técnicos e preocupações com a colheita brasileira.
A colheita de café do Brasil havia atingido 10% do total projetado para a safra deste ano até o dia 14 de maio, impulsionada pelos trabalhos adiantados nas lavouras de grãos da variedade conilon (robusta), enquanto produtores de arábica lamentam chuvas neste início das atividades em suas lavouras, informou nesta quinta-feira a consultoria Safras & Mercado.
Em seu primeiro boletim sobre a colheita na temporada 2019/20, a Safras estimou que o total colhido até a última terça-feira estava em 5,75 milhões de sacas de 60 kg, tomando por base a estimativa da consultoria de produção no Brasil em 2019/20 de 58,9 milhões de sacas.
Tecnicamente, os principais pontos de suporte no arábica são observados em 90.48 e posteriormente em 89.32. Já resistências vistas em 92.68 e 93.72.
De acordo com a Somar Meteorologia, tem uma frente fria avançando pela costa, tem áreas de instabilidade no interior e até o final da semana, uma área de baixa pressão irá se formar na costa do Sudeste, reforçando a chuva. Entre hoje e amanhã, sexta-feira, a chuva atinge as áreas do Arábica entre São Paulo e Minas, com acumulados de até 70mm. De sexta para sábado, a formação da área de baixa pressão irá provocar muita chuva no Espírito Santo e nas áreas do Conilon a chuva poderá ultrapassar 100mm acumulados. No domingo o tempo já fica mais firme em grande parte da Região, mas no Espírito Santo a chuva só diminui na segunda-feira.
DÓLAR
-- O dólar comercial fechou em baixa no dia de hoje, cotado à R$4,0380 (+1,00%), acima do patamar de R$4,00, com os investidores atentos à cena política local e acompanhando desdobramentos na disputa comercial entre Estados Unidos e China, que segue pressionando mercados emergentes.
Na cena local, os investidores monitoraram a cena política local e o andamento da reforma da Previdência no Congresso - considerada fundamental para o acerto das contas públicas do país.
Os últimos dias foram marcados por protestos contra o governo, particularmente cortes de verbas em universidades federais, além de investigações envolvendo pessoas próximas ao presidente e declarações controversas pela equipe de Bolsonaro.
No cenário externo, o número de norte-americanos que entraram com pedido de auxílio-desemprego caiu mais do que o esperado na semana passada, apontando para um mercado de trabalho forte que deve sustentar a economia em meio à desaceleração do crescimento.
Dentro da guerra comercial, a China criticou nesta quinta-feira a decisão do governo dos Estados Unidos de colocar a gigante de equipamentos de telecomunicações Huawei em uma lista negra e disse que adotará medidas para proteger suas empresas, em mais um teste para as relações entre as duas potências.
Italo Henrique Expocaccer / Departamento Comercial
Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Patrocínio Online. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Patrocínio Online poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento, mas deve ter responsabilidade!