25 de Março de 2019 às 21:02

Mercado: Cotação do arábica na ICE começa em alta

O dólar comercial fechou em baixa no dia de hoje

INFORMATIVO DIÁRIO - EXPOCACCER

CAFÉ

Nesta sexta-feira, a cotação do arábica na ICE encerrou o dia em alta, cotado à 94,25 cents/lb (+35 pontos) no vencimento maio/19. O mercado externo do grão buscou acomodação depois de quedas consecutivas na semana anterior e com suporte importante do câmbio no dia.

Nos últimos dias, operadores negociavam em Nova York com as perspectivas de ampla oferta. Do outro lado, produtores de vários países do mundo, dentre eles o Brasil, relatam preços abaixo dos custos de produção.
Na Colômbia, por exemplo, segundo informou a federação dos cafeicultores do país, o governo do país concederá 60 bilhões de pesos (19,4 milhões de dólares) para dar suporte aos produtores do grão que estão enfrentando baixos preços e que lutam para se manter na atividade.

Tecnicamente, os principais pontos de suporte no arábica são observados em 92,95 e posteriormente em 91.65. Já resistências vistas em 95,20 e 96.15.

De acordo com a Somar Meteorologia, uma tempestade tropical se formou durante o último fim de semana na costa do Nordeste. O sistema junto com áreas de instabilidade comuns para época do ano, reforça a chuva nas áreas mais ao norte do Brasil, onde até o meio desta semana serão registrados grandes acumulados de chuva. O mesmo sistema provoca temporais neste início de semana também na costa do Espírito Santo. No interior do Estado a chuva é bem isolada, mas acompanhada de muita ventania. Já no centro e sul do Brasil, ou seja, em grande parte das áreas produtoras do arábica, a semana começa com tempo mais firme e somente a partir da primeira semana de abril é que volta a chover com mais intensidade.

DÓLAR

O dólar comercial fechou em baixa no dia de hoje, cotado à R$3,8570 (-1,17%), com os investidores de olho no cenário político local e na tramitação da reforma da Previdência em meio à crise entre o presidente Jair Bolsonaro e o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e com relativa melhora no cenário externo.

No exterior, dados vindos da Alemanha mostraram uma alta na confiança empresarial, amenizando temores de desaceleração global, levando o euro e ativos europeus em geral a subirem, o que ajudou a moeda brasileira.

Na cena interna, no sábado o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), afirmou que o presidente Jair Bolsonaro precisa se convencer da importância da reforma da Previdência para o país e assumir a liderança na articulação, mas disse que nesta semana voltará a trabalhar pela aprovação do texto.
Bolsonaro, por sua vez, que estava em visita oficial ao Chile no fim de semana, afirmou que o Brasil precisa "fazer o dever de casa" e aprovar a reforma e que esta responsabilidade está com o Congresso no momento.

A preocupação de agentes financeiros, mais objetivamente, é com eventual atraso na tramitação do texto e mais diluição do conteúdo, o que pode resultar em uma economia menor do que a esperada.

Italo Henrique Expocaccer / Departamento Comercial


Comentários

Termos de uso:

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Patrocínio Online. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Patrocínio Online poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento, mas deve ter responsabilidade!