7 de Outubro de 2018 às 19:10

Mesária é detida por usar broche contra candidato em Goiânia

Segundo PM, eleitores que votavam no local denunciaram a mulher.

 

Uma mesária foi detida no início da tarde deste domingo 7 por estar usando um broche contra um candidato enquanto trabalhava numa sessão eleitoral do Colégio Sesi, Setor Jardim Planalto, em Goiânia. Segundo a Polícia Militar, ela foi denunciada por outros eleitores que estavam no local.

A mulher, que não foi identificada, trabalhava na sessão 425 da 127ª Zona Eleitoral. O nome do candidato não foi divulgado.

Continue lendo após anúncio
 

Segundo o coronel Anésio Barbosa da Cruz, é permitido a qualquer eleitor se manifestar silenciosamente em favor de seu candidato, inclusive, usando adereços do mesmo. Porém, essa situação é vetada a quem trabalha nas eleições.

"Ela estava representando a Justiça Eleitoral, que, neste caso, precisa ser imparcial, não pode se pronunciar. Ela fez uma renúncia [ao trabalhar como mesária] em benefício do processo democrático", disse Cruz.

A mesária foi encaminhada ao 1º Distrito Policial de Goiânia. Segundo o delegado Isaías Pinheiro, o juiz eleitoral que está de plantão para analisar os casos de detenção nas eleições entendeu que o ato não era um crime, mas sim uma infração administrativa.

"Nesse caso, foi registrado um RAI [Registro de Atendimento Integrado] extrapolicial como fato atípico. Ela deve passar por audiência e ser liberada em seguida", explica.

Segundo o Manual do Mesário, documento criado pela Justiça Eleitoral, aos mesários é proibido o "uso de vestuário ou objeto que contenha qualquer propaganda de partido, de coligação ou de candidatos", assim como "qualquer inscrição que caracterize pedido de voto".

Fonte: G1 


Comentários

Termos de uso:

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Patrocínio Online. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Patrocínio Online poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento, mas deve ter responsabilidade!