Com informações da Polícia Rodoviária Estadual foto: Polícia Militar Ambiental
Na quarta-feira 21/07, uma equipe da Polícia Rodoviária Estadual durante uma blitz de trânsito na MGC-462, km 14, em Patrocínio, efetuou uma abordagem em um veículo Ford Fiesta, que era ocupado por três pessoas.
Como os ocupantes apresentaram certa inquietação na presença policial, os militares realizaram vistoria no interior do automóvel, onde encontraram no porta-malas 14 kg de pescado, da espécie mandi amarelo, peixe nativo da região.
O pescado apresentava exemplares abaixo do permitido, sendo que o menor espécime mediu 16 centímetros.
De acordo com a portaria nº 39/2003 - IEF determina 25 (vinte e cinco) centímetros como tamanho mínimo de captura para essa espécie.
Ao serem perguntados os suspeitos assumiram a propriedade do pescado e disseram que estavam na represa de Nova Ponte, ocasião em que um pescador doou a eles os peixes, contudo não informaram maiores dados dessa pessoa.
Já o terceiro envolvido contou que estava apenas pegando uma carona, fato confirmado pelos outros dois suspeitos.
Analisando o pescado os militares verificaram que algumas espécies estavam cortados, contrariando normas em vigor, considerando que esses exemplares também estavam abaixo da medida permitida.
Os suspeitos foram conduzidos a delegacia de Polícia Civil, para as demais providências.
Os peixes foram submetidos a análise médico veterinária, sendo considerados impróprios para consumo humano, sendo então descartados no aterro sanitário.