17 de Janeiro de 2022 às 22:16

Militares impedem roubo em fazenda, recuperam material furtado e caminhonete roubada; suspeito reagiu e foi baleado, socorrido e morrendo horas depois no hospital

O arrombamento foi em uma fazenda da região de Macaúbas de Baixo e o suspeito morto era de Monte Carmelo

Com informações da Polícia Militar

PATROCÍNIO (MG) - Na noite de sábado, a Polícia Militar foi acionada pelo proprietário da fazenda Macaúbas de Baixo, pois sua propriedade estava sendo invadida por ladrões.

Através do circuito interno de câmeras do barracão onde são armazenados insumos agrícolas visualizava-se um autor, sendo que ele portava uma pistola nas mãos.

Os policiais de imediato montaram uma operação com todas as guarnições disponíveis no turno para deslocarem ao local e abordar os infratores que inclusive já haviam virado as câmeras de segurança e destruído o sistema de alarmes do local.

Ao aproximar taticamente da sede da propriedade rural deslocamento ponto a ponto, os militares realizaram um cerco notando a movimentação do autor, sendo que este fazia barulho no galpão.

A PM visualizou o suspeito, posteriormente identificado, furtando vários objetos do interior do barracão e transbordando os objetos roubados para um carreador há aproximadamente 300 metros em meio ao cafezal.

Ao constatar o crime, as equipes que cercavam o local bradaram “parado polícia”, no entanto o autor sacou uma arma da cintura, virou o tronco em direção aos militares fazendo um movimento brusco, sendo necessário reagir a iminente e injusta ameaça contra a vida dos policiais sendo de imediato efetuado disparos de arma de fogo em direção ao autor.

No momento que o suspeito João Paulo de Souza Matias, 40 anos, caiu ao chão, foi imediatamente cessado o uso da força, só então os militares avançaram, desarmaram o autor e realizaram sua algemação.

Nesse instante foi constatado um ferimento na cintura no autor, sendo imediatamente socorrido pela equipe da Polícia Militar de Iraí de Minas, que também apoiava na operação ao Pronto Socorro Municipal de Patrocínio.

Durante busca pessoal foi localizado no bolso da calça um aparelho celular e uma lanterna tática, e, em sua cintura foi localizado uma faca tipo peixeira.

Durante o deslocamento para o Pronto Socorro Municipal de Patrocínio, o suspeito passou os dados de sua qualificação e informou que era da cidade de Monte Carmelo.

Posteriormente asseverou que no dia 09/01/2022 roubou a camionete Fiat/Strada de cor branca na cidade de Monte Carmelo utilizando o mesmo simulacro apreendido nesta data que indivíduo com as mesmas características físicas e com a mesma roupa utilizada nesta data, roubou o a pick-up Fiat Strada que escondeu na entrada da fazenda, após o mata-burro à direita no meio do cafezal.

Foi realizado intenso rastreamento e o veículo foi localizado no local indicado pelo suspeito com o restante dos produtos furtados no barracão da fazenda.

O suspeito foi assistido ao Pronto Socorro Municipal de Patrocínio onde foi atendido e o material recuperado na própria fazenda, na posse do depositário fiel o veículo Fiat Strada de cor branca foi removido pelo guincho de plantão (Brasil) ao pátio credenciado. No veículo havia duas toucas que provavelmente seria do autor as quais foram apreendidas.

Segundo informações João Paulo de Souza Matias tinha passagens por roubo e porte ilegal de arma, faleceu horas depois no hospital, por volta das 07h30m.