27 de Junho de 2026 às 17:53

Militares que atuaram em Patrocínio integrarão missão brasileira de ajuda humanitária na Venezuela

Tenente Renato Melo e sargento Lúcio Flávio, especialistas em busca e salvamento, foram mobilizados para atuar nas operações de resgate após os terremotos que atingiram o país.

Com informações do 12º Batalhão de Bombeiros Militar

O 12º Batalhão de Bombeiros Militar de Patos de Minas informa que dois militares da unidade vão integrar a força-tarefa brasileira mobilizada para prestar apoio humanitário à Venezuela, após os terremotos que atingiram o país.

Os militares são o tenente Renato Melo e o sargento Lúcio Flávio, ambos especializados em atendimentos voltados a operações de busca, salvamento e resposta a desastres. Eles vão compor a missão brasileira em apoio às ações de resgate e assistência à população afetada. Os dois militares já atuaram em Patrocínio. O tenente Renato Melo serviu no município entre os anos de 2015 e 2017, quando ainda era sargento. Já o sargento Lúcio Flávio também trabalhou na cidade, na época em que ocupava a graduação de soldado.

A missão é coordenada pelo Ministério das Relações Exteriores, por meio da Agência Brasileira de Cooperação, com apoio do Governo de Minas. A equipe brasileira será formada por militares especializados em busca e salvamento urbano, atendimento pré-hospitalar, logística e apoio humanitário.

Diante dos danos provocados pelos abalos sísmicos na Venezuela, que causaram colapso de edificações e interrupção de serviços essenciais, os bombeiros mineiros atuarão com autonomia e equipamentos específicos para operações em estruturas colapsadas.

As ações previstas incluem busca técnica, localização de vítimas, escoramento emergencial, rompimento e corte de estruturas, elevação de carga, extração de vítimas, atendimento médico inicial, apoio logístico e integração aos mecanismos internacionais de coordenação.

Para o 12º Batalhão de Bombeiros Militar, a participação dos militares em uma missão humanitária dessa relevância é motivo de orgulho, reafirmando o compromisso da corporação com a proteção da vida e o apoio a populações em situação de emergência.