Fonte: R7 | Pablo Nascimento(foto: Ingrid Vasconcelos/SES-MG/Divulgação)
O MPMG (Ministério Público de Minas Gerais) abriu um procedimento para investigar a perda de 9.600 doses de vacinas contra covid-19 que estragaram enquanto eram levadas para a cidade de Governador Valadares, a 320 km de Belo Horizonte, em uma aeronave.
O caso foi revelado pelo R7 nesta semana, após a reportagem ter acesso à planilha de controle do Governo Estadual por meio da Lei de Acesso à Informação.
Como a perda ocorreu durante o transporte realizado pela SES-MG (Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais), a apuração ficará a cargo da Promotoria de Justiça de Defesa da Saúde de Belo Horizonte.
A reportagem procurou a pasta para comentar a investigação, mas não teve retorno. Sobre o episódio, a secretaria já havia alegado que se tratou de um caso pontual. "Durante a distribuição das 28 remessas pela Rede de Frio Estadual, esta foi a única que apresentou ocorrência de excursão de temperatura, o que corresponde a 0,07% de todas as doses distribuídas", destacou o governo no início da semana.
Conforme apurado pela reportagem, o carregamento não chegou a ser entregue à Prefeitura de Governador Valadares. Os servidores da Secretaria Estadual de Saúde identificaram o problema logo que chegaram à cidade. A suspeita da SES-MG é que uma falha no termostato da caixa térmica expôs as vacinas a uma temperatura abaixo da indicada pelos fabricantes.
Segundo levantamento do R7, desde o início da pandemia, o Governo de Minas precisou substituir 11.764 doses que foram inutilizadas por situações como esquecimento das ampolas fora do refrigerador, falta de energia elétrica e vandalismo. Os problemas foram confirmados em 15 cidades e as doses foram trocadas com o estoque de reserva destinado a imprevistos como estes. Outros 6.107 imunizantes estão em avaliação no momento.
Veja a quantidade de vacinas substituídas por cidade, em Minas:
1 - Belo Horizonte: 115
2 - Betim: 120
PUBLICIDADE
3- Carmópolis de Minas: 53
4 - Cristália: 69
5 - Cuparaque: 10
6 - Dom Joaquim: 10
7 - Elói Mendes: 10
8 - Governador Valadares: 9.600
9 - Igapé: 269
10 - Itanhandu: 70
11 - Janaúba: 11
12 - Presidente Olegário: 1.037
13 - Santa Cruz de Salinas: 20
14 - São Brás do Suaçui: 110
15 - São Sebastião do Anta: 260