21 de Junho de 2020 às 09:32

Missas presenciais retornam nas Igrejas Católicas da Diocese de Patos de Minas a partir desse sábado, 20/06

Veja o Vídeo com as orientações do padre Osvanio Mariano

Continue lendo após anúncio
 

Missas presenciais retornam nas Igrejas Católicas da Diocese de Patos de Minas a partir desse sábado, 20/06, segundo o representante da Diocese em Patrocínio, Osvanio Mariano (vídeo acima) pároco da Paróquia São Damião de Molokai.

As celebrações sem os fiéis após alguns meses suspensas retornam, contudo é aconselhado aos fiéis algumas atitudes preventivas.

Segundo a nota oficial do Bispo Diocesano Dom Claudio Nori Sturn na impossibilidade, por razões de saúde ou idade, de se cumprir presencialmente o preceito dominical, convida-se preferencialmente à leitura orante da Palavra de Deus e à Celebração da Palavra em casa, utilizando-se dos roteiros colocados à disposição ou da liturgia diária.

Pode-se ainda acompanhar as celebrações pelas transmissões midiáticas das iniciativas paroquiais ou mesmo dos canais de TV católicos.

Um ponto importante que vale destacar na nota oficial que os fiéis que estão ou se sentem doentes não devem participar das celebrações. Estes poderão receber a comunhão em suas casas recorrendo ao serviço dos Ministros Extraordinários da Comunhão Eucarística, seguindo o Ritual Romano (A Sagrada Comunhão e o Culto do Mistério Eucarístico fora da Missa, n.º 56-67) e observadas as mesmas regras de higienização da Comunhão na Missa dominical.

Convidam-se aos fiéis pertencentes a grupos de risco a não frequentarem a Missa dominical, optando a participar da Missa durante a semana, em que há menos fiéis.

Para os fiéis que não puderem participar das missas dominicais e participarem da missa semanal, esta terá validade como missa de preceito durante este período de pandemia.

O acesso dos fiéis às Missas, às celebrações da Palavra e a outros atos de culto será limitado ao número de participantes, de acordo com a dimensão da Igreja e as regras aplicáveis, pelas autoridades competentes, a todos os eventos em espaços fechados.

Para uma melhor organização, deverão ser retiradas as senhas no escritório paroquial.

Numerem-se os assentos para evitar que alguns fiéis sejam mandados embora ao chegar a uma Igreja com a lotação já preenchida.

A Diocese pede para que todos que forem participar da Santa Missa possam estar de máscaras e tirarem somente na hora da comunhão da Sagrada Eucaristia.

Os fiéis devem higienizar as mãos à entrada da Igreja com álcool em gel e todas as Igrejas deverão ter à disposição frascos com quantidade suficiente para que todos, sem exceção, desinfetem as mãos.


Comentários

Termos de uso:

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Patrocínio Online. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Patrocínio Online poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento, mas deve ter responsabilidade!