Faleceu na manhã deste domingo 26/2, em Goiânia (GO), Frei José Ferreira Pinto, aos 67 anos.
O sacerdote patrocinense da Congregação Capuchinho havia completado em dezembro de 2022, 30 anos de sacerdócio que foi celebrado na Igreja Matriz Nossa Senhora do Patrocínio.
O corpo do Frei está em Piracanjuba, onde será velado por volta das 16h00min.
Em seguida, será transferido para Patrocínio, onde será velado e sepultado.
O velório acontecerá na manhã desta segunda 27/2, na Igreja Sagrados Corações e será sepultado às 15h00min, no Cemitério Municipal de Patrocínio.
Conheça a história do sacedorte falecido
Frei José Ferreira Pinto, nasceu em Patrocínio no dia 1° de Maio de 1955. Filho de Sebastião Ferreira Pinto e Margarida dos Santos Pinto é o primeiro de quatro irmãos.
Desde pequeno manifestou o desejo de ser padre.
Residia na Zona Rural de Patrocínio e por isso teve muita dificuldade de estudar e continuar a carreira que tanto queria.
Somente em 1982, pode concluir os estudos do Segundo Grau, no Colégio Professor Olímpio dos Santos.
Continuava forte a vontade de acertar a sua vocação e alcançar o ideal pensado. No ano de 1983 foi morar em Goiânia para conhecer o seminário e ter uma orientação vocacional mais segura. Desta forma, conheceu alguns seminários, dentre eles o seminário dos Freis Capuchinhos, pelo qual adquiriu simpatia. O jeito de vida e as propostas de São Francisco de Assis o conquistaram. Depois de algum tempo de conhecimento e orientação, decidiu ingressar no Seminário Santo Antônio, em Goiânia. Assim, no dia 20 de fevereiro de 1984, José começou a dar seus primeiros passos rumo ao objetivo planejado. Iniciou a experiência de postulante, cursando filosofia por três anos.
No ano de 1987 fez o primeiro noviciado em Hidrolândia – GO, onde assumiu o compromisso temporário de ser religioso.
No período de 1989 a 1991 passou a residir em Campo Grande – MS, para estudar teologia.
No dia 21 de julho de 1991, Frei José fez o compromisso definitivo na Ordem dos Frades Menores Capuchinhos, pela profissão solene. Em 1992, foi morar em Nova Fátima – GO, na casa do noviciado, ajudando na formação de noviços. No dia 04 de abril de 1992, neste mesmo lugar, foi ordenado Diácono.
Em 06 de dezembro de 1992, com muita alegria, em sua terra natal, Patrocínio, junto a seus parentes e amigos, Frei José Ferreira Pinto, recebeu a Ordenação Sacerdotal das mãos de Dom Jorge Scarso, no Ginásio Poliesportivo do Patrocínio Tênis Clube.
Retornou a Nova Fátima, onde residiu até dezembro de 1993.
Em 1994 morou em Goiânia e também em uma casa de formação para noviços.
Em janeiro de 1995, foi transferido para Ceilândia – DF, onde ficou até final de 2002 em outra Casa de Formação.
No ano de 2003 ficou novamente em Nova Fátima – GO. E em janeiro de 2004, foi transferido para Rio Verde – GO.
Seu lema: “Buscai, em primeiro lugar o reino de Deus e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão dadas de acréscimo”.