15 de Abril de 2025 às 14:52

Morto em ação policial tinha envolvimento com quadrilha e era suspeito de matar delegado em 2004

Ele havia sido preso há mais de uma década por integrar uma quadrilha que aterrorizava caminhoneiros em MG.

O homem morto em confronto com a PM, ao tentar sacar uma arma contra um policial na manhã de segunda-feira, 14 de abril, é suspeito de envolvimento no assassinato de um delegado na cidade de Divinópolis, em setembro de 2004.

Na ocasião, os bandidos invadiram uma fazenda, renderam todos que estavam no local e mataram o delegado na frente de sua filha.

De acordo com a Polícia Civil, Dorinato Gomes de Oliveira, de 59 anos, e outro comparsa seriam os responsáveis por atirar no delegado.

Na época, a quadrilha fugiu, levando as armas do policial e um veículo da família.

Natural de Rio Paranaíba, Dorinato também era suspeito de envolvimento em três roubos na cidade. Em 2011, ele e seu filho, então com 20 anos, que também atirou contra a PM, foram presos em Uberlândia durante a Operação Campo Limpo. Na ocasião, policiais civis de Patos de Minas, Uberlândia e Carmo do Paranaíba apresentaram seis homens acusados de integrar uma quadrilha especializada em roubar cargas e caminhões nas rodovias da região. Veículos que teriam sido usados pelos criminosos para cometer os delitos também foram apreendidos.

As investigações da Polícia Civil para desmantelar a quadrilha, que vinha aterrorizando caminhoneiros na região, começaram cerca de dois meses antes. Fortemente armados e utilizando veículos pequenos, os assaltantes obrigavam os caminhoneiros a estacionar. O motorista era levado para o meio do mato e ficava amarrado até que um dos criminosos fugisse com o caminhão.

Naquele período, o alvo dos assaltantes eram os cavalos mecânicos que, segundo o delegado Luiz Mauro Sampaio, em 2011, eram roubados por encomenda. Essa afirmação baseia-se na rapidez com que os criminosos conseguiam desaparecer com os veículos.

Apenas na região de Patos de Minas e Carmo do Paranaíba, ocorreram cinco assaltos desse tipo nos meses anteriores.

NOTÍCIAS RELACIONADAS 

Operação policial na zona rural de Serra do Salitre termina com suspeito de roubos morto após apontar arma para a PM.

Homem com passagens é morto ao apontar arma para policial; filho, também procurado, atirou contra militares e conseguiu fugir.