20 de Setembro de 2021 às 14:20

Motorista de 38 anos morre após tombamento de caminhão carregado de mexericas na BR365, trevo de Romaria

O atendimento da ocorrência foi encerrado às 02h00min horas da manhã.

 

ROMARIA (MG) - No sábado 18/09, por volta das 20h00m Trevo de acesso ao município de Romaria, MG. BR 365, km 543 um caminhão saiu de pista, tombou, e do acidente resultou uma vítima fatal.

Segundo a PRF, o motorista conduzia um veículo M. Benz Axor 2041, tracionando um semi reboque carregado de mexericas que saiu do município de Aguaí, SP e seguia destino nordeste (município e estado não confirmado).

Por volta das 20h, ao passar nas imediações do trevo de Romaria-MG, conforme evidenciaram as marcas de frenagens e arrastamento, o motorista perdeu o controle do veículo na aproximação do bordo esquerdo da ilha central do trevo, ainda em sua entrada.

Presume-se que em razão do deslocamento para o lado esquerdo, o motorista tenha tentado compensar o curso deslocando bruscamente o caminhão para o lado direito.

Possivelmente, em razão do deslocamento da carga de mexericas, motivado pela inércia do movimento, o veículo foi pressionado ao sentido contrário da pista – mas além do que seria o necessário para sua estabilidade.

O motorista não conseguiu voltar com o veículo para o movimento regular. Assim, o veículo tombou e parou sobre o próprio teto, já na faixa de domínio da União.

Em razão da posição de parada, toda a carga foi derramada e ocorreram amassamentos na cabine.

Somados a esses fatores e ao fato de o motorista estar sem cinto de segurança, o mesmo acabou morrendo no local, informou a PRF.

Como o veículo parou na faixa de domínio da União e a carga derramada também não estar sobre a pista, não houve necessidade de retenção do trânsito.

No momento de destombar o veículo para providenciar a remoção do corpo do motorista foram feitos apenas deslocamentos pontuais, aproveitando-se o lado oposto do trevo, para o qual foram deslocados os veículos que passavam pelo local.

A forte energia do movimento causou sulcos de arrastamento profundos no asfalto.

O atendimento da ocorrência foi encerrado às 02h00min horas da manhã.

Estiveram presentes no local, além da equipe da PRF, responsável por sinalizar o local e registrar o acidente no Boletim de Acidente de Trânsitos: uma equipe da PMMG que reforçou a sinalização do local durante todo o tempo; uma equipe  do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, que além de auxiliar na sinalização do local, providenciaram o desencarceramento da vítima e sua remoção; e uma equipe do SAMU que prontificou-se a atender as vítimas, caso não se confirmasse o óbito ou houvesse outra vítimas não visualizadas presas nas ferragens, além de atestarem o óbito no local; o perito da Polícia Civil de Minas Gerais para realizar o laudo referente a causa da morte; profissionais do guincho de Monte Carmelo, que ajudaram no destombamento do veículo.

O corpo da vítima Rogério Coutinho Aguinelli, 38 anos, domiciliado em Aguaí, SP, foi recolhido ao IML de Patrocínio pela funerária de plantão.