Dr. Júlio Borges, presidente do Instituto do Coração de Patrocínio (MG)
No Brasil, as doenças cardiovasculares (DCV) afetam, anualmente, cerca de 17,1 milhões de vidas e representam a principal causa de mortes. No período de 2004 a 2013, elas foram responsáveis por 3.153.175 óbitos, 29% do total, uma morte a cada 40 segundos em nosso meio.
As DCV causam o dobro de óbitos que todos os tipos de câncer juntos, 2,3 vezes mais que as causas externas como, por exemplo, os acidentes e a violência, 3 vezes mais que as doenças respiratórias e 6,5 vezes mais que todas as infecções, incluindo a AIDS.
Infarto, insuficiência cardíaca e renal, derrames cerebrais e a morte súbita são algumas doenças que poderiam ser evitadas com a identificação precoce dos fatores de risco e as intervenções medicamentosas.
De acordo com o Dr. Julio Cesar Borges, cardiologista intervencionista do Instituto do Coração de Patrocínio - Hospital Med Center, “quase metade das pessoas que morrem devido à doenças cardiovasculares estão no período mais produtivo da vida, entre 15 e 69 anos de idade, e que pelo menos 80% das mortes prematuras poderiam ser evitadas por meio de dieta saudável, atividade física regular, restrição ao tabaco e ao álcool e pelo controle efetivo da pressão arterial”.
É preciso combater os principais fatores de risco: hipertensão arterial, tabagismo, colesterol alterado, diabetes, sedentarismo, obesidade e estresse. Conheça a equipe médica de cardiologia do Instituto do Coração de Patrocínio - Hospital Med Center que realiza um trabalho de excelência na prevenção e nos cuidados necessários para um coração saudável:
• Dr. Julio Cesar Borges – Cardiologista Intervencionista
• Dr. Thalles Oliveira Gomes – Cardiologista Intervencionista
• Dr. Daniel Oliveira Nunes Silva – Cardiologia Clínica/Teste Ergométrico
• Dr. Eduardo Messias C. Teixeira – Cardiologia Clínica/Ecocardiografista
• Dr. Ideraldo de Aguiar Melo – Cardiologia Clínica (Monte Carmelo)
• Dr. Ivan de Carvalho Carneiro – Cardiologia Clínica/Teste Ergométrico
• Dr. José de Arimatéia Neves – Cardiologia Clínica
• Dr. Marco Antônio de Castro Alves – Clínico Geral
• Dra. Paula F. Gontijo – Cardiologia Clínica/Ecocardiografista
• Dr. Rogério Queiroz – Cardiologia Clínica/Ecocardiografista