17 de Maio de 2014 às 15:21

Nem Jesus aguentaria ser Professor

É sobejamente sabido que os educadores piam fino para conciliarem as multitarefas cotidianas.

Olhe novamente para esta imagem (que infelizmente não sei da autoria)...descreve e retrata muitas outras  profissões, as quais tem de  se desdobrar para dar conta do recado, contudo, fala da dedicação, intensa, integral, corajosa e  carinhosa da profissão de Professor... A  seguir, um texto interessante que li por aí. Uma espécie de  Sermão da Montanha (*versão para educadores*).  

È sobejamente sabido que os educadores piam fino para  conciliarem as multitarefas cotidianas. Como se não bastassem, o “assoviar e chupar cana,” o  mundo muda freneticamente, novas tecnologias chegam, exigindo novas competências e habilidades, também destes profissionais singulares... Obviamente que Jesus, suigeners, Mestre dos Mestre, se entrasse numa sala de aula hoje, com a sua pedagogia do amor,  causaria impacto, revolucionaria, transformaria tudo para melhor. Contudo, estamos diante de mestres de carne e osso. Profissionais, os quais, não obstante toda energia e  extrema dedicação no ofício, lhe roubaram, a  valorização,  mas, também  o papel de autoridade. Dar aulas, hoje, exige (quem diria)  jogo de cintura:

“ NEM JESUS AGUENTARIA SER PROFESSOR 

Naquele tempo, Jesus subiu a um monte seguido pela multidão e, sentado
sobre uma grande pedra, deixou que os seus discípulos e seguidores se aproximassem.

Ele os preparava para serem os educadores capazes de transmitir a lição da Boa Nova a todos os homens.

Tomando a palavra, disse-lhes:
- Em verdade, em verdade vos digo:

- Felizes os pobres de espírito, porque deles é o reino dos céus.
- Felizes os que têm fome e sede de justiça, porque serão saciados.
- Felizes os misericordiosos, porque eles...?

Pedro o interrompeu:
- Mestre, vamos ter que saber isso de cor?

André perguntou:
- É pra copiar?

Filipe lamentou-se:
- Esqueci meu papiro!

Bartolomeu quis saber:
- Vai cair na prova?

João levantou a mão:
- Posso ir ao banheiro?

Judas Iscariotes resmungou:
- O que é que a gente vai ganhar com isso?

Judas Tadeu defendeu-se:
- Foi o outro Judas que perguntou!

Tomé questionou:
- Tem uma fórmula pra provar que isso tá certo?

Tiago Maior indagou:
- Vai valer nota?

Tiago Menor reclamou:
- Não ouvi nada, com esse grandão na minha frente.

Simão Zelote gritou, nervoso:
- Mas porque é que não dá logo a resposta e pronto!?

Mateus queixou-se:
- Eu não entendi nada, ninguém entendeu nada!

Um dos fariseus, que nunca tinha estado diante de uma multidão nem ensinado nada a ninguém, tomou a palavra e dirigiu-se a Jesus, dizendo:

- Isso que o senhor está fazendo é uma aula?

- Onde está o seu plano de curso e a avaliação diagnóstica?

- Quais são os objetivos gerais e específicos?

- Quais são as suas estratégias para recuperação dos conhecimentos prévios?

Caifás emendou:

- Fez uma programação que inclua os temas transversais e atividades integradoras com outras disciplinas?

- E os espaços para incluir os parâmetros curriculares gerais?

- Elaborou os conteúdos conceituais, processuais e atitudinais?

Pilatos, sentado lá no fundão, disse a Jesus:

- Quero ver as avaliações da primeira, segunda e terceira etapas e reservo-me o direito de, ao final, aumentar as notas dos seus discípulos para que se cumpram as promessas do Imperador de um ensino de qualidade.

- Nem pensar em números e estatísticas que coloquem em dúvida a eficácia do nosso projeto.

- E vê lá se não vai reprovar alguém!

E, foi nesse momento que Jesus disse: "Senhor, por que me abandonastes.?.."