O nível do lago da hidréltrica de Nova Ponte, chamado por todos de "represa", com as chuvas fortes dos últimos dias, voltou a subir, mas, "vagarosamente".
O volume util da represa chegou a apenas 9,9% e agora foi a 11,5, medição da manhã desse dia 4 de dezembro, quinta-feira.
O nível a Juzante (Ponto mais alto do fluxo) é de 697,1 metros e a Montante (abaixo) 783,4. A cota máxima é de 815 metros.
Em 2002 a Represa de Nova Ponte chegou a 13 pr cento do seu volume últil.
* Jusante é o fluxo normal da água, de um ponto mais alto para um ponto mais baixo. Montante é a direção de um ponto mais baixo para o mais alto.
Principais reservatórios de hidrelétricas do paísdevem começar a se recuperar em dezembro segundo ONS
Os principais reservatórios de hidrelétricas do país, hoje com nível de armazenamento de água mais baixo que na época do racionamento, em 2001/2, devem começar a se recuperar em dezembro, de acordo com relatório do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) .
A previsão do órgão é que essas represas cheguem ao dia 31 de dezembro com nível médio em 24,3% da capacidade total, quase 10 pontos percentuais acima dos 15,18% médios verificados nesta quinta (27), dado mais recente. Mesmo que a recuperação se confirme, o armazenamento continuará abaixo do registrado na época do racionamento: em 30 de dezembro de 2001, o volume era de 31,62%.
O nível dos reservatórios deve subir por conta do aumento na quantidade de chuva, normal para este período do ano. Segundo o ONS, para dezembro é esperado que chegue nas represas das hidrelétricas do Sudeste e Centro-Oeste água equivalente a 107% da média histórica para o mês.