4 de Novembro de 2024 às 11:48

No primeiro dia de Enem em Patrocínio, alunos compartilham experiências e expectativas

Alunos compartilham suas expectativas e experiências no Enem

Da redação POL com Agência Brasil

O Enem 2024 aconteceu neste domingo, 3 de novembro, em diversas escolas de Patrocínio, Minas Gerais. A equipe do site Patrocínio Online esteve presente na Escola Estadual José Eduardo de Aquino.

Na abertura dos portões, a movimentação foi bastante tranquila no início e, por volta das 12h35, diversos estudantes já ingressavam no colégio para realizar a prova.

O site Patrocínio Online conversou com três alunos: Emanuel Pedro, Anna Luisa e Augusto Aprigio. Emanuel Pedro realizou a prova pela primeira vez como um treino e está avaliando a questão do tempo, ressaltando a necessidade de otimizar sua gestão durante a prova. Para Anna Luisa, esta é a segunda vez que faz a prova, visando uma vaga na faculdade. Augusto Aprigio também fez a prova pela primeira vez como treino, mas com a perspectiva de levá-la a sério.

O Enem deste ano contou com cerca de 4,3 milhões de inscritos, que realizaram as provas no Distrito Federal e em 1.753 municípios, representando um aumento de 9,95% em relação a 2023.

Em Patrocínio, foram registradas 2.296 inscrições, das quais 1.981 foram confirmadas, incluindo 827 concluintes do ensino médio.

Em Minas Gerais, mais de 390 mil pessoas se inscreveram no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Em Minas Gerais, 58,22% dos candidatos têm 17 anos ou menos, e quase metade, 43,8%, já concluiu o ensino médio. O número de candidatos mineiros corresponde a 9,08% do total nacional.

O tema da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2024 é: "Desafios para a valorização da herança africana no Brasil".

Além da prova de redação, os candidatos inscritos no Enem realizarão, na tarde de hoje, as provas de linguagens, códigos e ciências humanas.

A prova teve início às 13h30 e está prevista para terminar às 19h (horário de Brasília). A prova de redação exige a produção de um texto dissertativo-argumentativo em prosa, com até 30 linhas, a partir da situação-problema proposta, dos textos motivadores e dos conhecimentos construídos ao longo da formação. Ao elaborar a redação, os participantes devem se atentar às cinco competências exigidas:  

Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa.

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos de diversas áreas do conhecimento para desenvolver o tema dentro da estrutura do texto dissertativo-argumentativo em prosa.  

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.  

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para construir a argumentação.

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos. 1 Entre os critérios que resultam em nota zero estão: fuga ao tema, texto com até sete linhas, trecho deliberadamente desconectado do tema, desobediência à estrutura dissertativo-argumentativa e desrespeito à seriedade do exame.