1 de Setembro de 2021 às 16:23

Nos 40 anos da inclusão da mulher na PMMG, 46º BPM inicia a Operação Filhas de Minas

A Operação contou com 10 policiais femininas

 

Em Patrocínio, a solenidade de lançamento da Operação foi na Praça Santa Luzia e contou com a presença de 10 policiais femininas

Neste de 2021, a Polícia Militar de Minas Gerais celebra 40 anos da inclusão da mulher nas fileiras da corporação.  Foi no dia 1º de setembro de 1981 que 140 alunas iniciaram o curso de preparação profissional para 3º Sargento da PMMG.

Com o objetivo de comemorar, relembrar, valorizar o público interno feminino e demonstrar à população mineira a importância das policiais militares na promoção da paz social, a Polícia Militar lançou na manhã desta quarta-feira 01/09, em todo o Estado, a Operação Filhas de Minas.

A operação terá ações de cunho preventivo e de repressão qualificada da violência visando manter o ambiente de tranquilidade, com melhora da sensação de segurança e redução do medo do crime.

Em Patrocínio, a solenidade de lançamento da Operação Filhas de Minas aconteceu na Igreja Santa Luzia com a presença dos militares do 46° BPM, da Polícia Rodoviária Estadual e Ambiental.

A Operação contou com 10 policiais femininas sendo elas:

Sargento Amanda

Cabo Marlei

Cabo Ilda

Soldada Marina

Soldada Laís

Soldada Andrêza

Soldada Luiza

Soldada Andreza 

Soldada Thatiany.

O tenente coronel Caixeta durante sua entrevista destacou que é um motivo de muito orgulho para os policiais militares e para Instituição e toda a sociedade, na medida em que os policiais tanto homens e mulheres nas mesmas condições de igualdades recebendo os mesmos salários, trabalhando nas mesmas escalas e todos os portfólios de serviço da Polícia Militar.

Na área do 46 BPM tem 10 municípios sob a responsabilidade do comandante sendo que 6 há policiais femininas.

A soldada Andreza da Polícia Militar Ambiental destacou que “é um grande orgulho estar realizando meu sonho por fazer parte da história da PMMG”. Para a militar é um marco muito importante tendo em vista que é uma conquista das mulheres entrarem na instituição.

Segundo a soldado feminina, sempre foi seu sonho seguir na Polícia Militar Ambiental e “graças a Deus conseguiu ingressar e está ali representado a força e a leveza da Polícia Militar”.

A sargento Amanda destacou que “a Polícia Militar está evoluindo, acompanhando esse dinamismo social”.

A sargento Amanda que está na PMMG há 11 anos onde já atuou em diversas cidades e em diversas funções.

Segundo a sargento, a ocorrência que mais a marcou, foi uma ocorrência de abandono de incapaz onde os militares tiveram que arrombar residências para resgatar uma criança.