3 de Junho de 2024 às 09:18

NOTÍCIA ATUALIZADA: Bombeiros, PRF e Concessionária trabalharam a noite toda para liberar BR 365 interditada após acidente com carreta de combustível

Bombeiros controlam vazamento de combustível e realizam aterramento do local para evitar explosões

?Os militares do Corpo de Bombeiros e EPR Triângulo foram acionados na tarde de sexta-feira, 31/5, por volta das 13h30min para uma ocorrência de tombamento de caminhão carregado de combustível na BR 365 km 518 próximo ao pontilhão da linha férrea do Kitut, no sentido Patrocínio a Uberlândia.

Os bombeiros identificaram o que estava sendo transportado. Conforme a nota fiscal o tanque estava carregado com etanol, gasolina aditivada, gasolina comum, diesel s10 e s500, sendo transportados em compartimentos com volume de 3000, 3000, 2000, 5000 e 3000 lts respectivamente.

Os bombeiros após realizaram o isolamento e segurança conforme manual do abiquim, num raio de 300 metros no sentido do vento.

Foram acionados a empresa responsável pela carga e os órgãos ambientais AMBIPAR e NEA para o local.

Os bombeiros realizaram montagem de uma linha de ataque e uma linha de espuma como forma de prevenção.

Às 17h30min a empresa ambiental "AMBIPAR" chegou ao local e iniciou os trabalhos de aterramento e verificação dos gases presentes.

Às 18h20min os militares iniciaram os trabalhos de resfriamento do tanque e do solo para melhor condutividade do aterramento; às 18h45min realizaram a inertização dos reservatórios vazios com lge, eliminando os riscos de combustão/ explosão.

Após eliminação do risco, foi feito a limpeza da pista e adsorção do líquido, destombamento do reservatório e retirada do caminhão para área segura pelo guincho da concessionária EPR Triângulo.

O trânsito ficou bloqueado nos dois sentidos até liberação da pista pela PRF no final da manhã deste sábado, 1/6, será realizado o transbordo de um dos compartimentos que ainda possui combustível.

A pista foi bloqueada pela PRF novamente nos dois sentidos e liberada as 9 horas conforme concessionária EPR.

O motorista foi conduzido pela ambulância da Concessionária até hospital de Monte Carmelo.