21 de Agosto de 2021 às 09:18

NOTÍCIA ATUALIZADA: Motorista de Patrocínio tem carga roubada e é feito refém, após roubo de carreta e carga de café; Dois suspeitos do roubo foram presos em Uberlândia

Duas carretas foram encontradas com carga e peças no local

 

 

Com informações e fotos da Polícia Militar e Polícia Civil

No dia 19/08, compareceu em uma unidade policial a vítima de 75 anos relatando que foi vítima de roubo à Mão Armada e Cárcere Privado na manhã de quarta-feira, 18/08/2021, por volta das 06h30min.

A Polícia Militar juntamente com a Polícia Civil com o relato iniciou o rastreamento e perseguição no intuito de localizar o veículo e o material roubado e fazer a prisão dos criminosos.

A vítima relatou que por volta das 05h00min saiu da cidade de Patrocínio, conduzindo seu veículo um conjunto cavalo mecânico trator acoplado no semi-reboque, com destino a cidade de Araguari onde realizaria a entrega de cerca de 30.000 kg de Café, e a carga estaria avaliada no valor aproximado de R$ 567.000,00 reais.

A vítima ainda informou que por volta das 06h30min, próximo ao trevo da cidade Romaria BR 365 sua carreta apresentou problemas mecânicos e, ao parar para averiguar foi abordado por homens não identificados, que, utilizando do emprego de armas de fogo e agindo com violência e grave ameaça lhe renderam e assumiram a condução de seu veículo.

Segundo a vítima, após 10 minutos de sua rendição foi retirado da boléia de seu veículo e passado para o banco traseiro de um veículo de passeio, e desde o início da abordagem os criminosos pediam para vítima olhar apenas para baixo senão iria morrer, entretanto, ao ser encaminhado sentido ao carro mesmo com cabeça coberta por uma coberta pode observar que o veículo que seria colocado era de cor prata, podendo ser um Gol ou um Fiat Palio, e que o veículo já encontrava-se com dois ocupantes, sendo o motorista e passageiro, um com a pele mais clara e outro de pele negra.

Os bandidos mantiveram a vítima em cárcere privado dentro do veículo até a chegada no cativeiro, ficando restrito de sua liberdade até o horário das 18h30min, momento em que foi libertado pelos ladrões nas proximidades da rodovia MGC497 sentido a cidade de Prata.

A vítima informou que a todo momento foi tratado com violência e grave ameaças pelos criminosos, sendo que, no momento da abordagem um dos criminosos efetuou dois disparos de arma de fogo.

A equipe da PM tomou conhecimento dos fatos quando do acionamento efetuado pela Delegacia Especializada de Investigação de Crimes Rurais/DEPATRI, localizada em Belo Horizonte, que já mantinha contato com o representante da empresa que fazia o monitoramento do veículo.

Em continuidade dos trabalhos para identificação de envolvidos e localização do veículo e carga roubada diligenciou no intuito conseguir provas até um Galpão localizado na avenida Marginal, bairro Laranjeiras em Uberlândia, local onde o veículo roubado acusou posição pelo monitoramento eletrônico pela última vez.

No decorrer das diligências os militares identificaram algumas câmeras de vigilância no perímetro do último sinal do rastreador, sendo num outro Galpão localizado na avenida Marginal, bairro Laranjeiras, oportunidade em que os policiais bateram no local e foram atendidos por uma pessoa que demonstrou bastante nervosismo após os policiais solicitarem  o acesso as imagens das câmeras, no entanto, passou o contato do proprietário do imóvel, que passaram a tratar.

Continue lendo após anúncio
 

Os policiais durante a análise das imagens fornecidas pela testemunha/proprietária do estabelecimento, avistaram um veículo identificado como Palio de cor prata parado em frente ao portão do imóvel as 07h38min, tal pessoa desce do veículo e vai em direção ao portão, não entra, mais deu a entender que teria a chaves do local.

Minutos depois de sua chegada naquele endereço na avenida Marginal, o condutor do veículo Palio percebeu que um motorista da carreta roubada estaria estacionando o veículo naquele local e claramente efetua gestos com uma das mãos para que os bandidos que estavam na carreta não a estacionasse e passasse direto, possivelmente em razão das câmeras existentes no local.

Após observarem as câmeras os militares questionaram o proprietário do imóvel quem além dele era detentor das chaves do revelando mais 3 pessoas, e um deles vigilante do local, indicado ao cargo.

 

Os militares em continuidade aos levantamentos no cruzamento da Rua Sebastião José Sobrinho com a avenida Cleone Cairo Gomes no bairro Segismundo Pereira, encontraram no local uma cabine de um caminhão Scania de cor vermelha, com diversas peças jogadas pelo local.

A equipe policial, após entrar na edificação, que estava com o portão entreaberto, e ao observar a cabine, realizou averiguação na edificação e após levantamentos de informações identificou o caminhão Scania Vermelha desmontado, uma Scania/r124 ga4x2nz 400 de cor vermelha, também produto de roubo, no dia 04/08/21.

O proprietário do caminhão Scania de cor azul foi informado da localização do veículo e compareceu ao local e verificou que todo material referente à carga do veículo, aproximadamente 30 mil kg de café estava no automotor de maneira que também a integridade mecânica do caminhão se encontrava intacta.

Os militares nas averiguações, detectaram um dispositivo denominado chupa cabra, que se encontrava no interior de veículo para prejudicar um possível rastreamento do veículo.

Os dois caminhões foram levados por meio de roubo, quase no mesmo local, próximo ao município de Romaria.

As peças localizadas no interior da edificação pertencentes ao Scania/r124 ga4x2nz 400 de cor vermelha são: uma cabine de cor vermelha, um banco do motorista, duas portas, suporte da cabine, um para-choque dianteiro, um forro do teto, forros de porta, setor de direção, suporte do para-choque, limpador de para-brisas, carentes da seta, sofá cama, filtro de ar, farol lado esquerdo, hidráulico da cabine, dois estribos, suporte do filtro, inter clima completo, painel completo, para-lamas dianteiros e traseiros, dois cálcio de cabine, amortecedor dianteiro, balão de ar completo, forro de portas completo, forros da cabine, tampa de bateria, amortecedores do capo dianteiro, farol lado direito, banco passageiro, carruagens da seta, capo dianteiro, três rodas de ferro, uma chave do veículo Scania, uma mangueira do engate mão amiga, um tacógrafo com painel completo e cilindro de oxigênio e um botijão de gás.

A PM perguntou o proprietário quanto a propriedade do veículo Fiat Palio, cor prata, este informou ser de R, bem como reconheceu o mesmo nas imagens registradas pelo circuito de monitoramento do local quando da chegada da carreta roubada.

Os militares ao analisarem nos sistemas policiais notaram que R e X são detentores de uma vasta ficha criminal por roubo, furto, estelionato e outros, indivíduos de extrema periculosidade.

A PM ressalta que um filho de um dos suspeitos foi conduzido para prestar esclarecimento ns unidade policial, o menor foi representado pelo proprietário do estabelecimento onde o menor mora com seu pai.

A PM informa ainda, que o menor não quis revelar onde seus familiares moram e muito menos se prontificou a passar algum contato telefônico para que a equipe pudesse contactar, os militares conduziram o mesmo na condição de testemunha.

As guarnições deslocaram até o endereço de um dos suspeitos e efetuaram sua prisão, já quanto ao infrator não tiveram sucesso em localiza-lo.

A PM ressalta, que durante a confecção da ocorrência foi acompanhada pelos advogados e um representante da vítima e por outro advogado, que representava o conduzido.

O conduzido dispensou atendimento médico em razão de risco da Pandemia de Covid-19 e também por não possuir lesões.

O veículo Fiat Palio, cor prata, foi direcionado ao pátio gran park.

Equipe que trabalhou no caso: Delegado Cirano Almeida Borges e delegada Daniela Novais Santana.  
 
Investigadores: André Luís de Sousa Dias, Fernando Rodrigues Slva, Thiago Félix Borges, Bruna Wazir, Alexandre Nonaka e Leonardo Abdulmassi.