



Com informações do Corpo de Bombeiros
Os militares do Corpo de Bombeiros Militar foram acionados para uma ocorrência de queda de aeronave agrícola na zona rural de Vazante no limite com a cidade de Paracatu, envolvendo um avião modelo Ipanema 201, prefixo PT-GVS, de cor amarela.
De acordo com informações repassadas pelo solicitante, gerente da Fazenda, na região limítrofe entre os municípios de Paracatu e Vazante, a aeronave realizava o quarto voo de pulverização agrícola na propriedade na tarde de segunda-feira 26/01/26), quando, por volta das 17h30min, não retornou à pista de pouso da fazenda.
>> Já seguiu o novo Instagram do Patrocínio Online? Clique aqui e siga
Diante da ausência da aeronave, cerca de 20 colaboradores da fazenda iniciaram buscas terrestres em áreas de mata e estradas da região. Também foram realizadas buscas aéreas com outra aeronave agrícola, que se estenderam até o anoitecer, porém sem sucesso. Por volta das 20h30min, o Pelotão do Corpo de Paracatu foi oficialmente acionado para atendimento da ocorrência.

Uma equipe dos bombeiros deslocou-se ao local e passou a coordenar as ações de busca, empregando drone, que chegou a levantar possíveis coordenadas da aeronave, mas com visibilidade limitada devido ao período noturno. As buscas foram interrompidas durante a noite e retomadas na manhã de terça-feira 27/01/26, com reforço significativo.

No início da manhã, a operação contou com o apoio de duas aeronaves agrícolas, duas equipes do Corpo de Bombeiros de Paracatu, a aeronave Arcanjo 06 do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, além de oito veículos e aproximadamente 35 colaboradores da Fazenda.

Por volta das 8h40min, após cerca de 14 horas de buscas, os destroços da aeronave foram localizados por uma das aeronaves agrícolas, já no município de Vazante. Em seguida, as equipes terrestres encontraram o piloto com vida, consciente e orientado, em meio à vegetação, a aproximadamente 100 metros do local do impacto.

A vítima W. S. V. D. 42 anos natural de Campinas (SP) apresentava suspeita de fratura nas pernas, suspeita de fratura na costela, contusão em membro superior direito e diversas escoriações pelo corpo.
Após os primeiros atendimentos, o piloto foi imobilizado pelos bombeiros, recebeu atendimento médico da equipe da aeronave Arcanjo 06 e foi encaminhado ao Pronto Socorro do Hospital Municipal de Paracatu para avaliação e tratamento.
O Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais ressaltou a importância da rápida comunicação em ocorrências dessa natureza, fator essencial para o sucesso das operações de busca e salvamento.
