O sorriso gengival é caracterizado pelo excesso de gengiva, que, ao sorrir, acomete as arcadas superiores e inferiores (juntas ou não). Quando sorrimos, deve haver um equilíbrio harmônico entre os dentes, a gengiva e o lábio. Esse problema na maioria das vezes é causado por fatores genéticos, hipertrofia gengival e outros.
E ao contrário do que muita gente pensa, o sorriso gengival não acomete somente a estética do sorriso, com a gengiva em evidencia pode ocorrer o ressecamento da gengiva, que facilita a gengivite e outros problemas relacionados.
Os principais procedimentos para o tratamento são:
Aplicação da toxina botulínica (Botox);
A substância impede a liberação da acetilcolina na junção neuromuscular, inibindo a contração muscular. A aplicação da toxina botulínica precisa ser refeita, pois o bloqueio tende a durar entre três e quatro meses.
Gengivectomia;
Nela, é retirado o excesso de gengiva, causado principalmente pela periodontite.
Gengivoplastia
Remove-se ou adequa-se o tecido gengival que não está envolvido com o suporte do dente.
Cirurgia ortognática
Mas é como isso funciona para tratar o sorriso gengival? Esse tipo de procedimento busca o reposicionamento dos maxilares em relação á base do crânio, dessa forma a cirurgia proporciona um sorriso esteticamente mais bonito, além do encaixe correto da mordida.
Lembrando que cada tipo de tratamento será indicado de acordo com o seu caso. Quer saber mais? Agende sua avaliação gratuita aqui na OdontoSiso:(34) 3517-9955
Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Patrocínio Online. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Patrocínio Online poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento, mas deve ter responsabilidade!