


Com informações e fotos do Samu e Corpo de Bombeiros
Os militares do Corpo de Bombeiros, do SAMU e da PRF foram acionados na manhã desta sexta-feira, 28/11, por volta das 6h20min, para um acidente na BR-251, km 475, na Serra de Francisco Sá, sentido Salinas.


Segundo informações, ocorreu uma colisão traseira, em que um ônibus de turismo se chocou contra a traseira de outro veículo à frente. O condutor do veículo que colidiu ficou preso às ferragens e, com o impacto, o ônibus acabou desgovernado, saindo da pista, descendo um declive e parando próximo a uma ribanceira na marginal.
Segundo informações iniciais, ambos os veículos seguiam, do município de Cipó (próximo a Feira de Santana/BA) com destino à cidade de Florianópolis/SC.
Segundo os bombeiros e conforme relato preliminar de um dos motoristas, sujeito à confirmação pericial, um veículo que transitava no sentido contrário teria realizado uma ultrapassagem em local proibido. A manobra teria obrigado o condutor do primeiro ônibus a reduzir bruscamente a velocidade, momento em que o motorista do segundo ônibus não conseguiu frear a tempo, colidindo violentamente contra a traseira do veículo.
Ainda, segundo relatos, cada ônibus transportava 45 passageiros, sendo dois motoristas e um guia turístico em cada veículo. O motorista, de 39 anos, ficou preso às ferragens e foi retirado pelo Corpo de Bombeiros, sendo entregue aos cuidados da equipe do SAMU. Em seguida, recebeu atendimento da equipe médica, apresentando possível fratura no pé esquerdo e um corte extenso na perna direita.
Foi constatado pelos bombeiros que o acidente resultou em três vítimas adultas, sendo dois passageiros apresentando trauma de face e o motorista, que ficou preso às ferragens pelas pernas. Os demais ocupantes dispensaram atendimento pré-hospitalar**, pois não apresentavam ferimentos. Dois passageiros do sexo masculino, de 22 e 58 anos, também foram atendidos pelo SAMU, ambos com ferimentos leves na face.
Após avaliação da cena e adoção das medidas de segurança, os bombeiros utilizaram equipamentos de proteção individual, ferramentas hidráulicas e técnicas de desencarceramento para realizar a remoção da vítima presa às ferragens.
Após o atendimento inicial no local, as três vítimas foram encaminhadas para o hospital de Francisco Sá. Os demais passageiros, que não apresentaram ferimentos, seguiram viagem no segundo ônibus, que havia sido atingido na traseira.
A rodovia não precisou ser interditada, sendo necessária apenas a sinalização para redução de velocidade, a fim de garantir a segurança dos demais usuários.

