18 de Setembro de 2019 às 16:37

NOTÍCIA ATUALIZADA: Operação das Policias Militar e Civil, com apoio da Receita Estadual fiscaliza as lojas que comercializam celulares usados para reprimir e prevenir o furto e roubo de aparelhos

Uma pessoa presa por receptação e outra por roubo foragida

 

Continue lendo após anúncio
 

As Polícias Militar e Civil e Receita Estadual desencadearam nesta terça-feira, 17/09, uma operação conjunta na cidade de Patrocínio com o objetivo de fiscalizar as lojas que comercializam celulares usados para reprimir e prevenir o furto e roubo de celulares.

Uma pessoa foi presa por receptação e o autor do roubo de um celular está sendo procurado.

Foram localizados um aparelho furtado em 2017 e outro esse ano. Numa loja o proprietário tinha o registro de quem tinha levado o aparelho, na outra não, e o proprietário foi preso por receptação.

Além disso o agente da Receita Estadual detectou estabelecimentos que operam na clandestinidade ou não emitem notas fiscais por produtos ou serviços e também não tem notas fiscais de entrada de produtos. Estes estabelecimentos serão autuadas de acordo com a legislação.

Mais de 10 lojas do centro e bairros periféricos, foram fiscalizadas, nesta primeira etapa da operação que prossegue.

Denúncias sobre celulares roubados/furtados ligue 190 ou DDU 181.

Cadastre-se no celular seguro

O  Projeto Celular Seguro da PMMG tem o objetivo de auxiliar o cidadão e prevenir crimes de furto e roubo de celulares, através do site Celular Seguro.

A estratégia está apoiada na tecnologia de rastreamento disponível nos celulares e no cadastramento simples dos números de identificação de cada aparelho, o chamado IMEI (International Mobile Equipment Identity).

O site teve sua criação iniciada no final de 2015, sendo cuidadosamente preparado , de forma que pudesse disponibilizar ferramentas eficientes para auxiliar o cidadão, pelo comando do 48º Batalhão, foi implementado nas demais cidades atendidas pelo batalhão e adotada em todo pela PMMG. Surgia, então, o site Celular Seguro, instrumento que combina inovações e tecnologia, como caracteriza o tenente coronel, para facilitar o acesso de todos e inibir as ações criminosas, os furtos e roubos de aparelhos de telefonia celular.

Cadastro

O cidadão mineiro precisa cumprir pequenas etapas para o cadastro no site Celular Seguro. Além de informar seu e-mail e telefone principal, o internauta cadastra dados pessoais e informações do aparelho celular (marca, modelo e o código IMEI – este código existe para cada chip e pode ser conferido ao digitar *#06# no aparelho). A partir daí, com um usuário e senha de acesso criados, o cidadão pode gerenciar seus telefones cadastrados e alertar o roubo/furto de celulares.

“Uma das funções oferecidas no site Celular Seguro é de estimular as pessoas a conhecer e utilizar a ferramenta de rastreamento que já está disponível em cada aparelho (nos smartphones), pois é sabido que, mesmo sendo dispositivos pré-instalados em cada sistema operacional, muitos ainda não conhecem ou utilizam”, observa o tenente coronel Hércules.

Os cadastros já podem - e devem - ser realizados por todas as pessoas no estado de Minas Gerais, e em qualquer região do país, de forma que, quando houver a ampliação em todos os níveis, já estejam com suas informações inseridas no sistema.

Outro detalhe que reforça essa importância de já cadastrar é que, todos os furtos e roubos de celulares em nosso estado podem ser acessados e, em caso de localização, seus proprietários serão comunicados. Em caso de localização, será realizado com todo cidadão, independentemente de onde ele esteja.

Vale destacar que o cadastro e alerta de furto/roubo no sistema não substitui o registro do Boletim de Ocorrência, que deve continuar a ser feito pela vítima junto à Polícia Militar de Minas Gerais.


Comentários

Termos de uso:

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Patrocínio Online. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Patrocínio Online poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento, mas deve ter responsabilidade!