27 de Novembro de 2020 às 13:01

Operação Natalina este ano tem emprego de todo efetivo da PM e auxílio do Olho Vivo

O Videomonitoramento tem sido um grande aliado da Polícia Militar na identificação dos autores de furtos e roubos

A Polícia Militar de Minas Gerais iniciou na quinta-feira 26/11, em todo o estado de Minas Gerais a Operação Natalina, que vai do mês de novembro até o final de dezembro.

A Polícia Militar de Minas Gerais inicou nesta quinta-feira 26/11 até 31/12 de 2020, em todo Estado de Minas Gerais, a Operação Natalina 2020, como estratégia de prevenção aos crimes contra o patrimônio, modalidade criminosa estimulada pelo aquecimento do comércio varejista e aumento da circulação de pessoas em razão das festas de final de ano.

A Polícia Militar de Minas Gerais tem como objetivo principal inibir e coibir a ação de infratores da lei que, de maneira oportuna, praticam crimes variados, principalmente contra o patrimônio.

Serão realizadas atividades de Polícia Ostensiva em suas diversas modalidades, visando à preservação da ordem pública, da incolumidade das pessoas e do patrimônio, de forma a impedir a ação dos cidadãos infratores no período natalino 2020, buscando aumentar a sensação de segurança individual e coletiva.

O Videomonitoramento tem sido um grande aliado da Polícia Militar na identificação dos autores de furtos e roubos, com grande redução e prevenção de crimes e grande ferramenta de trabalho para militares que estão nas ruas, salientando a importância também de quem manuseia o Olho Vivo.

Em todo o Estado de Minas Gerais há intensificação das atividades comerciais nos municípios e, principalmente na Black Friday, que inaugura a temporada de compras natalícias, prevista para ocorrer no dia 27 novembro 2020 sexta-feira. Assim, as operações e ações policiais serão essenciais para manutenção da ordem pública e prevenção criminal.

O 46º Batalhão de Polícia Militar de Minas Gerais utilizará várias modalidades de policiamento e ferramentas preventivas, como o emprego das guarnições do Tático-Móvel, de Radiopatrulhamento e guarnições específicas para o policiamento nas áreas comerciais, o uso do Videomonitoramento que tem apresentado resultados expressivos na prisão de infratores e prevenção criminal. Haverá o emprego maciço do efetivo Administrativo e Operacional, com operações preventivas, ocupação de pontos estratégicos em locais de grande circulação e aglomeração de pessoas nas áreas comerciais, operações batidas policiais, acompanhamento dos principais infratores da lei através da Seção de Inteligência, bem como Operações de Repressão Qualificada da violência. Todos esses esforços atuarão com a missão legal de prevenir os delitos, principalmente, contra o patrimônio, e promover a Polícia Ostensiva e preservar a Ordem Pública.

O tenente coronel Caixeta ainda deu algumas dicas para os comerciantes como agir quando uma pessoa suspeita esteja entrando na loja.

É primordial a participação de toda a sociedade, por meio de denúncias ou informações através do 181 ou 190, bem como na adoção de medidas de autoproteção, visando a prevenção criminal. A Polícia Militar elenca as seguintes DICAS de autoproteção:

DICAS PARA OS COMERCIANTES:

Elabore projetos de segurança com seus vizinhos comerciantes, para que possam fazer a vigilância mútua. Cidadãos infratores aproveitam a oportunidade para agir. A PM dispõe de várias Redes de Proteção Preventivas à disposição dos comerciantes, procure a Polícia Militar e faça parte de uma rede de proteção;

Instale em seu comércio fechaduras, travas de qualidade e câmeras de segurança. Evite janelas de vidros e guarde suas mercadorias em local seguro, nunca deixe quantia em dinheiro à mostra;

Nunca deixe dinheiro nos caixas, restrinja apenas a quantia que for necessária;

Não instale caixa na entrada do estabelecimento comercial. Isso atrai a atenção dos cidadãos infratores;

Evite deixar no comércio apenas um funcionário. Enquanto um cidadão infrator desvia sua atenção, o outro furta mercadorias e dinheiro;

Oriente seus funcionários e clientes. Bolsas e sacolas são grandes atrativos para marginais;

Instale alarme no comércio, ele pode ser útil se houver alguma ação delituosa;

Acione o 190 quando houver cometimento de qualquer delito, ou pessoas suspeitas próximas ao comércio. Sua participação é muito importante!

DICAS PARA OS CONSUMIDORES:

Ao sair para as compras de natal, não leve consigo grande quantidade de dinheiro, PREFIRA fazer os pagamentos com cartões de crédito, débito ou cheques, e NUNCA passe a senha de seu cartão para ninguém, ela é pessoal e intransferível;

Não transite ostentando objetos de valor que possam atrair a atenção de infratores;

Abrir bolsas e carteiras em locais movimentados facilita a ação dos marginais;

Evite deixar bolsas, sacolas ou outros objetos no interior de carrinhos enquanto você faz compras. Carregue-os sempre com você;

Tenha cuidado ao deixar seu veículo estacionado: não deixe embrlhos, sacolas e outros objetos à vista dentro do carro. Certifique-se de que toda as portas, inclusive a do porta-malas, estão trancadas;

Jamais aceite ajuda de estranhos ao utilizar os caixas eletrônicos. A maioria dos assaltos ocorrem por falta de atenção.

tenha muito cuidado com seus cartões de crédito, débito e suas senhas, nunca os entregue para pessoas estranhas;

DICAS CONTRA ESTELIONATO:

caso algum desconhecido te ligue ou alguém te envie mensagens de Whatsapp, MESMO QUE SEJA UM CONHECIDO, solicitando dinheiro, transferências bancárias em dinheiro, dados pessoais, ou solicitando seu cartão ou sua senha, sempre DESCONFIE dessa pessoa ou mensagem.

SEMPRE LIGUE de volta para a pessoa que te enviou a mensagem, mesmo que seja um conhecido, ou converse por VOZ ou VÍDEO, assim você terá certeza de quem estará do outro lado.

Caso NÃO CONHEÇA a pessoa que te ligou, NUNCA forneça nenhum dado pessoal para ela, muito menos suas senhas.

LEMBRE-SE: sua senha é pessoal e intransferível. NÃO guarde suas senhas na carteira, na bolsa e  nem próximas aos seus cartões. SEMPRE memorize sua senha para utilizá-la.


Comentários

Termos de uso:

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Patrocínio Online. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Patrocínio Online poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento, mas deve ter responsabilidade!