12 de Setembro de 2025 às 16:03

Operação Valete: PC e PM apreendem grande quantidade de drogas avaliada em R$ 1 milhão, desarticulam rede de tráfico em Patos de Minas e revelam fornecedor ligado à cidade de Patrocínio (MG).

Fornecedor da droga, morador de Patrocínio, foi identificado como figura-chave no esquema criminoso.

Com informações e fotos da PCMG

Uma operação conjunta das polícias Civil de Minas Gerais (PCMG) e Militar (PMMG) resultou na desarticulação do núcleo estratégico de uma organização criminosa que atuava no tráfico de drogas em Patos de Minas e cidades vizinhas, na região do Alto Paranaíba. A Operação Valete resultou na prisão em flagrante de quatro suspeitos na quinta-feira, 11/9.

O delegado Érico Henrique Rodovalho afirmou que a ação representa um golpe significativo contra o tráfico local, retirando de circulação não apenas drogas, mas também integrantes estratégicos da rede criminosa. “A operação demonstra o comprometimento das forças de segurança em coibir o tráfico e reduzir a violência associada, garantindo mais tranquilidade à população de Patos de Minas e região”, destacou.

Entenda

As investigações apontaram que um dos principais suspeitos, de 42 anos, atuava exclusivamente no tráfico e mantinha contato frequente com um fornecedor da cidade de Patrocínio (MG), de 49 anos. Ambos já haviam sido presos em 2014 por transporte de entorpecentes.

Material apreendido

Durante a operação, foram apreendidos, nas cidades de Patos de Minas e Patrocínio, três veículos, mais de 36 quilos de drogas – entre cocaína, maconha gourmet e crack –, mais de R$ 14 mil em dinheiro e seis balanças de precisão.

O nome da operação faz referência ao Valete do baralho, figura que simboliza o assistente leal de uma autoridade maior. No esquema criminoso, o principal investigado funcionava como braço direito do líder de Patrocínio, atuando de forma estratégica na manutenção das atividades ilícitas.