18 de Setembro de 2017 às 10:53

Palestra gratuita sobre inovação tecnológica na construção civil será realizada em Patrocínio-MG

Inscrições estão abertas e podem ser feitas via internet.

A Zillion Tecnologia – empresa associada da i9 Uberlândia – instituição sem fins lucrativos que promove o desenvolvimento dos setores de tecnologia e inovação do Triângulo Mineiro – realizará, no dia 19 de setembro, no Centro Universitário do Cerrado Patrocínio – Unicerp, uma palestra sobre o futuro da construção civil com foco na tecnologia BIM (Building Information Modeling – Modelagem de Informações da Construção) . O evento é gratuito e está voltado para empresas, estudantes e startups e tem como apoiadores grandes empresas de tecnologia como Microsoft e principalmente AUTODESK, que desenvolveram soluções extremamente robustas e eficazes para a realização desses projetos.

Neste encontro, os participantes terão uma visão geral das inovações e dos avanços tecnológicos, que estão moldando as indústrias da arquitetura, da engenharia e da construção, preparando o terreno para uma nova era de construções e das  cidades digitais. “A nossa intenção é fazer com que as pessoas compreendam as mudanças nos meios de produção, na demanda e nos próprios produtos e o que essas tendências trazem de oportunidades, sejam para os profissionais da área, empresas já constituídas ou para as startups que querem atuar neste segmento”, comenta o diretor da Zillion, Robson Xavier, que será o palestrante do evento.

O BIM

O BIM alinha uma série de dados produzidos por profissionais de diferentes áreas e que usam ferramentas de informática diversas. Se a possibilidade de modelagens em três dimensões continua sendo a característica mais famosa do sistema BIM, seus usos vão muito além de um efeito simplesmente estético. "São informações que vão ficar para sempre, criando um fluxo de responsabilidades, que pode ajudar até em setores, como o de seguros, ou para pendências jurídicas", informa o diretor da Zillion, Robson Xavier.

Com a modelagem em BIM, vários programas tecnológicos feitos para uma determinada parte da construção, como por exemplo os serviços de hidráulica, elétrica, etc., que têm objetivos diferentes, conseguem “conversar” entre si e é possível gerar soluções integradas automaticamente para uma determinada produção. “Quando um encanamento previsto pelo software usado pelo pessoal da hidráulica está projetado passando ‘por dentro’ de uma viga do desenho de engenharia estrutural, a modelagem aponta automaticamente a incoerência. Ainda mais do que isso: cada desenho pode conter dados que dão indicações sobre materiais, orçamento e cronograma”, exemplifica Xavier.

Xavier salienta que essa nova tecnologia já está disponível no mercado e é indispensável a atualização por parte dos profissionais da área. “Não temos dúvidas sobre o uso  do BIM no Brasil. É um sistema irreversível", afirma.

As inscrições podem ser feitas pela internet, no endereço: http://materiais.zillion.com.br/unicerp


Comentários

Termos de uso:

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Patrocínio Online. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Patrocínio Online poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento, mas deve ter responsabilidade!