28 de Dezembro de 2022 às 17:11

Papa: rezemos por Bento XVI, ele está doente e no silêncio apoia a Igreja

No final da Audiência Geral desta quarta-feira, 28, Francisco pediu aos fiéis uma “oração especial” por seu antecessor de 95 anos

Continue lendo após anúncio
 

Fonte: Notícias Canção Nova com Vatican News foto: Papa Francisco e Bento XVI  (Vatican Media)

Em meio às saudações aos fiéis italianos no final da Audiência Geral desta quarta-feira, 28, o Papa Francisco, olhando para os presentes na Sala Paulo VI, confiou-lhes uma intenção muito precisa: “Uma oração especial pelo Papa emérito Bento XVI, que no silêncio está sustentando a Igreja”. “Recordemos, ele está muito doente, pedindo ao Senhor que o console e o sustente neste testemunho de amor à Igreja até o fim”.

No Mater Ecclesiae

Poucas palavras, pronunciadas pelo Papa Francisco, que insinuam o delicado estado de saúde de Bento XVI, que completou 95 anos em 16 de abril passado. Joseph Ratzinger, após a sua renúncia em fevereiro de 2013, mora desde então no Mosteiro Mater Ecclesiae, nos Jardins do Vaticano. 

O Papa Emérito é assistido pelas consagradas Memores Domini e pelo seu secretário pessoal, Dom Georg Gänswein, que ao longo dos anos sempre falou de uma vida em oração, música, estudo e leitura.

A ligação entre Francisco e Bento

Em numerosas ocasiões, Francisco falou da ligação com seu antecessor, a quem ele chamou de “pai” e “irmão” no Angelus de 29 de junho de 2021, por ocasião do 70º aniversário da ordenação sacerdotal de Ratzinger.

Desde o início de seu pontificado, o Papa Francisco iniciou a “tradição” de visitar o Pontífice Emérito, começando com a primeira histórica visita logo após a sua eleição que chegou de helicóptero à residência de Castel Gandolfo, onde Bento XVI permaneceu algumas semanas antes de se mudar para o Vaticano.

No período que antecede o Natal ou a Páscoa ou por ocasião de consistórios com novos cardeais, Francisco sempre mostrou um gesto de proximidade e cortesia ao visitar