2 de Maio de 2025 às 14:44

Paramotor cai em plantação de sorgo e piloto é resgatado após grave acidente

Com dificuldades motoras, vítima foi socorrida em local de difícil acesso por equipes do SAMU e Corpo de Bombeiros.

Com informações e fotos do Corpo de Bombeiros

Os militares do Corpo de Bombeiros foram acionados em apoio à Unidade de Suporte Avançado (USA) do SAMU de Uberaba na noite de quinta-feira, 1/5, por volta das 18h50min, em decorrência de um acidente envolvendo um equipamento conhecido como paramotor, que é um ultraleve composto por uma asa de parapente motorizada, na BR-050, KM 116, a 300 metros da estrada, na zona rural entre Uberlândia e Uberaba.

Segundo os bombeiros, conforme informações iniciais, um homem havia caído com um paramotor em uma plantação de sorgo, apresentando queixas de dificuldade para movimentar os membros superiores e inferiores.

No local, testemunhas relataram que colegas realizaram a retirada da vítima, ainda sentada no equipamento, conduzindo-a até um ponto de acesso mais favorável para o atendimento.

A equipe do SAMU, que já se encontrava em deslocamento, chegou primeiro ao local, realizou a imobilização e, em seguida, iniciou o transporte do paciente para uma unidade hospitalar, em direção a Uberaba.

As guarnições do Corpo de Bombeiros depararam-se com a equipe da USA/SAMU e coletaram informações relativas à vítima.

Os bombeiros, em seguida, realizaram levantamento dos fatos, bem como a verificação do equipamento utilizado. O instrutor de voo responsável apresentou sua carteira de piloto e colaborou com todas as informações solicitadas durante a ocorrência.

Segundo testemunhas e demais pilotos presentes, o local é frequentemente utilizado para a prática de voos, por tratar-se de uma área plana, ideal para treinamentos.

Relataram que o piloto acidentado, ao se aproximar do chão para realizar o pouso, entrou em um movimento de pendular, o que causou instabilidade no voo, resultando na perda de sustentação e queda lateral ao solo.