Fonte e foto: Prefeitura de Uberlândia
Após receber jogos do Campeonato Brasileiro, da Copa do Brasil e do Módulo II do Campeonato Mineiro em 2023, o Estádio Parque do Sabiá começa 2024 com mais uma grande partida confirmada: o confronto entre Nova Iguaçu e Vasco, válido pela 5ª rodada do Campeonato Carioca. O jogo, que acontece no dia 31 de janeiro (quarta-feira), às 18h10, foi oficialmente autorizado nesta terça-feira (16), após assinatura do termo de cessão por parte da Prefeitura de Uberlândia, por meio da Fundação Uberlandense do Turismo, Esporte e Lazer (Futel), junto à empresa Metrópoles Marketing e Propaganda Ltda.
No ano passado, o Estádio Parque do Sabiá, que está entre as principais estruturas esportivas brasileiras e é considerado o 9º maior estádio do país pelo ranking da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), recebeu quatro partidas de destaque nacional. No dia 26 de novembro, a vitória do Flamengo por 3 a 0 em cima do América-MG reuniu 38.174 torcedores no local. No dia 4 de novembro, mais de 5 mil pessoas acompanharam o jogo entre América-MG e Atlético-MG, que terminou com o placar de 1 a 1. Em junho, m ais de 34 mil compareceram à vitória do Atlético-MG sobre o Cruzeiro por 1 a 0 no maior clássico do futebol mineiro. E em abril, o estádio recebeu mais de 23 mil pessoas no empate por 1 a 1 entre Palmeiras e Tombense, válido pela Copa do Brasil.
UEC
Em 2024, o Estádio Parque do Sabiá também receberá jogos do Uberlândia Esporte Clube (UEC) pelo Campeonato Mineiro, sendo o primeiro deles previsto já para o dia 29 de janeiro (segunda-feira), às 20h, contra o Patrocinense. A equipe do UEC iniciou seus treinamentos no local no dia 10 de janeiro, após a Prefeitura de Uberlândia, por meio da Futel, concluir o trabalho de recuperação do gramado, serviço realizado ao longo de 40 dias.
Estrutura
Administrado pela Prefeitura de Uberlândia, por meio da Futel, o Estádio Parque do Sabiá completou 41 anos no ano passado e se consolidou, ao longo dessas quatro décadas, como um dos principais espaços esportivos do país. O local tem 15 mil metros quadrados, é adaptado para cadeirantes (inclusive, conta com elevador) e está liberado pela Polícia Militar para receber até 39.940 pessoas nas cadeiras e arquibancadas durante os eventos esportivos. Já no caso de shows, com a utilização do gramado pelo público, esse número aumenta e pode chegar a 46.782 pessoas.
São 68 saídas de emergência, 21 banheiros, quatro vestiários, sala de imprensa, sala de arbitragem, sala da federação, sala de coletiva de imprensa, área financeira, cabines de transmissão de rádio e televisão, cabine do Corpo de Bombeiros, cabine de controle de iluminação, cabine de controle do placar eletrônico, sala de monitoramento e controle de acesso, departamento médico, bares, catracas, bilheteria e dois camarotes, com 40 cadeiras cada. A iluminação do campo é feita por 104 refletores.