A patrocinense Beatriz Miranda Côrtes, residente há vários anos em Bogotá, na Colombia, onde constituiu familia e fez carreira profissional, foi nomeada Diretora do Instituto de Cultura Brasil Colômbia (IBRACO).
Após 15 anos de trabalho ininterrupto como Diretora Executiva do IBRACO, Margarita Durán Ariza se aposentou do Instituto. Sob sua liderança, o IBRACO posicionou-se como o maior Instituto Brasileiro de Cultura no Exterior, alcançando, entre outras conquistas, a autossuficiência e sustentabilidade das atividades acadêmicas, culturais e administrativas desenvolvidas durante sua gestão. Além da construção da atual sede do IBRACO.
Após esse anúncio, o Conselho de Administração do Instituto de Cultura Brasil Colômbia nomeou Beatriz Miranda Côrtes como a nova Diretora do IBRACO.
A abordagem inovadora de Beatriz, que atuou nos últimos 20 anos como Subdiretora Acadêmica do Instituto, tem permitido levar a cultura portuguesa e brasileira a diferentes segmentos da sociedade colombiana; onde além de liderar processos de transformação pedagógica e metodológica, desenhou programas de ensino de português para as mais importantes faculdades e universidades do país, contribuindo para a promoção de projetos e acordos estratégicos que têm fomentado a aproximação Brasil-Colômbia.
O IBRACO é o maior Instituto de Cultura do Brasil no mundo e também o maior posto aplicador do Exame de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros - Celpe-Bras, requisito obrigatório para a obtenção das bolsas de estudo outorgadas pelo governo Brasileiro.
Tem entre 3.500 - 4.000 alunos por ano.
A missão é divulgar a língua portuguesa e a cultura brasileira.
Durante muitos anos fez parte da rede de centros de estudos brasileiros e ou Institutos do Ministério das Relações Exteriores, mas hoje o IBRACO é autônomo e trabalha em parceria com a Embaixada do Brasil na Colômbia.
É considerado o Centro Cultural do Brasil na Colômbia.
Conta com a biblioteca Érico Veríssimo, única biblioteca em Língua Portuguesa do país, com mais de 9.000 volumes.
O Instituto de Cultura Brasil Colombia é sem dúvida uma marca Brasil.
Beatriz é doutora em História pela Universidade Nacional da Colômbia, mestre em Relações Internacionais pela Universidade Nacional Autônoma do México -UNAM- e graduada em Letras pelo Centro Universitário de Brasília -UNICEUB.
Atualmente é membro do painel de consultores permanentes da Sociedade
Internacional de Português Língua Estrangeira - SIPLE, Professora Associada da Faculdade de Finanças, Governo e Relações Internacionais da Universidade Externado da Colômbia e colunista do jornal colombiano El Espectador.
A patrocinense Beatriz é filha da professora aposentada, Protéa Maria Miranda Côrtes e
Júlio Afonso Côrtes (in memoriam). Irmã de Júlio (Loucão) e Edmundo (Grilo)
Mora e atua em Bogotá, e é casada com o colombiano Carlos Júlio Martínez Becerra, Economista, Doutor em Economia e Sociedade pela Universidade Paris 10, França, pós doutorados em economia marítima e Geopilotíca dos Estados Unidos na Escola de Altos Estudos em Cièncias Sociales e Econômicas de Paris.
É mãe de Sebastián Martínez Miranda, que cursa o 3o. Semestre de Administraçäo de Empresas.