PATROCÍNIO (MG) - O cometa Neowise está visível pelos céus do Brasil desde o início da semana. O espetáculo não é tão intenso quanto no hemisfério Norte, mas nossos fotógrafos têm feitos belos registros país a fora.
Aqui em Patrocínio, o "Cinegrafista de Vida Selvagem" e "Animalier", Carlos Leão da Cerefalco, fotografou neste domingo, às 19m09m o cometa.
O flagrante foi próximo ao Bairro Manuel Nunes.
No vídeo abaixo, filmado pelo Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, o vereador Joel Carvalho, amante da natureza, da janela de sua casa, dá para ver o cometa logo após o por do sol, pouco acima da linha do horizonte, abaixo de uma estrela brilante. A filmagem foi no dia 19/07.
A olho nu é muito difícil ver o cometa por aqui. Ele aparece apenas como uma estrela mais borrada, uma manchinha nebulosa no céu, mas é preciso estar em um lugar com o horizonte limpo, mais elevado e sem poluição atmosférica ou luminosa. E saber exatamente para onde olhar.
O cometa pode ser vista a oeste, um pouco a direita, logo após o por do sol.
Neowise será potencialmente visível no Brasil até a próxima quinta-feira (29/07). Depois disse só daqui a uns 5 mil anos.
Sobre
C/2020 F3 (NEOWISE), ou Cometa NEOWISE é um cometa retrógrado de longo período com uma trajetória quase parabólica descoberto em 27 de março de 2020 pelo telescópio espacial NEOWISE como um objeto de 17ª magnitude. A partir do dia 31 de março alguns observatórios situados na superfície da Terra passaram a acompanhar o cometa.[4] [5]
Em julho de 2020, estava brilhante o suficiente para ser visível a olho nu. É um dos cometas mais brilhantes do hemisfério norte desde o cometa Hale-Bopp, em 1997. Sob o céu escuro, pode ser visto claramente a olho nu, e pode permanecer visível a olho nu durante a maior parte de julho de 2020.
O cometa NEOWISE fez sua aproximação mais próxima do Sol (periélio) em 3 de julho de 2020, a uma distância de 0,29 UA (43 milhões de quilômetros; 27 milhões de milhas). Esta passagem aumenta o período orbital do cometa de cerca de 4500 anos para cerca de 6800 anos. Sua aproximação mais próxima da Terra ocorrerá em 23 de julho de 2020, 01:14 UT, a uma distância de 0,69 UA (103 milhões de quilômetros; 64 milhões de milhas), enquanto estiver localizado na constelação de Ursa Maior.
(fonte Wikipedia)
*Animalier é treinador de animais para filmes e outras atividades, como aves de rapina para espantar outras aves próximas de aeroporto.
Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Patrocínio Online. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Patrocínio Online poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento, mas deve ter responsabilidade!