Dia 7 de abril, foi um dia especial para Patrocínio (MG) em vários sentidos. Aniversário de 172 anos de emancipação, quando o cantor Lucas Lucco brindou a cidade e a região com uma belissima festa para gravação de seu DVD, em clima de muita paz.
Dia 7 marcou um também tempo muito importante na ordem social de Patrocínio: 4 meses sem homicídio, enquanto em que cidades vizinhas, mesmo d emenor porte, já houve vários.
Tenente Coronel Jarbas, comandante do 46º BPM- MG
O último homicídio no perímetro urbano aconteceu no dia 7 de dezembro, quando o Senhor Baltazar Antônio de Oliveira, foi alvejado e morto por um menor quando protegia o filho, que ficou ferido. O fato aconteceu no bairro Santo Antônio. Na zona rural, o último homicídio aconteceu na comunidade de Grenwille, região de Macaúbas de Baixo, zona rural de Patrocínio, onde no dia 5 de dezembro de 2013, Maciel Maria da Silva de 33 anos, natural de Tavares/PB foi morto a tiros a mando de um homem conhecido por “Nego Rico” e a motivação seria passional.
Segundo estatísticas da Polícia foram 25 pessoas mortas no local do crime no município de Patrocínio em 2013. Alguns feridos morreram após, elevando para mais de 30 homicídios. Isso deu uma média de 1 homicídio a cada 15 dias no ano passado.
A maioria dos crimes foi acerto de contas entre criminosos e poucos casos foram de outra natureza.
Segundo a delegada Drª Cláudia, destes homicídios, restam somente dois casos para serem totalmente esclarecidos, sendo que um o suspeito já está identificado, faltando somente sua prisão.
Segundo o promotor da Vara de Execuções Penais, Dr.Aloísio a redução nos crimes violentos se deve a atuação ostensiva e preventiva da Polícia Militar, e as investigações da Polícia Civil que elucidaram 96 por cento dos crimes.
Com a maioria dos suspeitos presos e por fim a atuação do próprio Ministério Público e do Poder Judiciário, que ofereceram suporte as policiais com mandados de busca, apreensão e prisão, a redução dos crimes violentos na cidade se tornou uma realidade.