Na cidade de Lagoa Grande há uma lagoa que dá nome à cidade. Em razão da estiagem e seca a lagoa, que tem aproximadamente 19 hectares, secou e no ultimo domingo a vegetação da lagoa pegou fogo, fato que provocou a fuga dos animais que viviam no ambiente.
Dois jacarés foram encontrados, sendo o primeiro no interior de uma residencia na segunda feira, 13/10 e o segundo ontem 15/10, debaixo de lajes, próximo a um muro de uma residência. Os jacarés foram soltos em represa distante da cidade, em local seguro e propício para os animais.
Nesta quinta-feira(16/10) os militares foram acionados pela prefeitura e por populares verificar a retirada de alguns peixes que estavam agonizando na última possa de lama existente na lagoa. Foram retirados 03 peixes conhecidos popularmente por bagre africano que mediam aproximadamente 1 metro de comprimento.
Os peixes foram levados para uma praça urbanizada na área central da cidade, onde existe uma fonte artificial. Outros peixes menores ainda agonizam no local e a prefeitura da cidade estuda uma forma de retirá-los e salvá-los.
Segundo jacaré é capturado em Lagoa Grande após primeiro ser encontrada em cozinha
O segundo jacaré foi encontrado em Lagoa Grande, no Noroeste de Minas, nesta quarta-feira (15). No início desta semana, outro réptil foi capturado na mesma cidade.
Um morador acionou a polícia depois que viu o jacaré na Rua José de Alencar. Os policiais foram até o local e quando chegaram o morador tinha colocado o animal dentro de um tambor com água. Segundo o Sargento Josemar, o jacaré teme 1,20 metro foi imobilizado e levado para uma represa da cidade.
A polícia acredita que o animal estava em área urbana provavelmente devido ao fato de a vegetação em torno da lagoa onde eles ficam ter sido queimada no último fim de semana.
Outro jacaré foi encontrado embaixo da mesa da cozinha de uma casa na noite de segunda-feira (13), também em Lagoa Grande. O caso foi registrado na Rua Dom Pedro I, no centro e de acordo com a Polícia Militar (PM), um aposentado de 64 anos que mora na casa com a esposa foi quem viu o animal.
Um morador ajudou com uma caminhonete e o animal foi levado para represa da Zita, na zona rural do município.