LISBOA (PORTUGAL) - Os peregrinos liderados pelo Padre Artur, em caravana organizada pela Trielotur e participação do Patrocínio On-line continua visitando locais turísticos e religiosos na Europa.
Em Lisboa durante uma visita à Igreja de Santo Antônio, de grande devoção em Portugal e no mundo, ocorreu um momento muito especial: a vitória dos peregrinos com uma relíquia de Santo Antônio.
O Frade Hospitaleiro, Pedro, de surpresa, chamou Padre Artur para a benção com uma relíquia de Santo Antônio.
Foi um momento de muita devoção e emoção,
A vida de Santo Antônio
Santo Antônio de Pádua, cujo nome de nascimento foi Fernando Martins de Bulhões, nasceu em Lisboa, Portugal, em 15 de agosto de 1195. Seu nome de batismo, Fernando, era um nome comum entre os reis da época. Seus pais, Martinho de Bulhões e Teresa Taveira, eram nobres e valorizavam profundamente a educação. Desse modo, garantimos que o filho recebesse uma formação sólida e abrangente, que mais tarde influenciaria grandiosamente seus escritos e sermões.
Desde jovem, Fernando demonstrou uma orientação espiritual e uma inteligência notável.
Aos 15 anos, ingressou no Mosteiro de São Vicente de Fora, iniciando sua jornada religiosa na Ordem dos Cônegos Regulares de Santo Agostinho. Em seguida, transferiu-se para o Mosteiro de Santa Cruz, em Coimbra, onde aprofundou seus estudos teológicos e filosóficos.
Mais tarde, em 1220, inspirado por martírio de cinco frades franciscanos em Marrocos, ele decidiu juntar-se à Ordem Franciscana, adotando o nome de Antônio em homenagem a Santo Antônio do Deserto. E, assim, sua vida como franciscano foi marcada por uma dedicação inigualável à pregação e ao ensino.
Conhecido como o “Martelo dos Hereges”, Santo Antônio combateu vigorosamente as heresias dos cátaros e dos albigenses, usando sua oratória e conhecimento para defender a fé católica.
Santo Antônio de Pádua ou de Lisboa?
A dualidade entre “Santo Antônio de Pádua” e “Santo Antônio de Lisboa” reflete a rica história e a vida espiritual deste ilustre santo. Nascido em Lisboa, ele é conhecido tanto por seu local de nascimento quanto pela cidade onde faleceu, Pádua, na Itália.
O título “Santo Antônio de Lisboa” lembra-nos de suas raízes, sua infância e formação inicial na capital portuguesa. Pois foi onde ele recebeu sua educação primorosa e começou a trilhar seu caminho em direção à santidade. Por outro lado, “Santo Antônio de Pádua” evoca sua vida adulta e seu legado na cidade italiana, onde faleceu em 1231. Aliás, foi em Pádua que ele floresceu como um pregador expressivo e um orientador espiritual para muitos. Seu túmulo em Pádua tornou-se um local de peregrinação e devoção, onde os eleitores buscam a sua intercessão.
Sendo assim, tanto em Lisboa quanto em Pádua — assim como em muitos outros lugares do mundo — seu testemunho de vida ecológica através dos séculos.