18 de Janeiro de 2016 às 11:29

Perigo: Enormes buracos nas rodovias MGC 462 e MG 230 colocam em risco a segurança dos condutores e passageiros

Alguns acidentes e incidentes foram registrados nos últimos dias em ambas rodovias

Este veículo logo após a foto caiu no buraco a frente na MGC 462, altura do KM 13/14

A MGC 462 que liga Patrocínio à Perdizes (MG), está em péssimas condições para o tráfego. Desde que foi inaugurada na década de 90, nunca mais passou por uma reforma, apenas obras paliativas. No ano passado, depois de muita reclamação e uma audiência pública realizada na cidade pelo deputado Deiro Marra, foi feita apenas uma operação tapa buracos, mas que não resolveu a situação. A promessa era o recapeamento integral da via (leia aqui).

O interessante é que depois da ponte do Rio Quebranzol, a rodovia está em melhores condições no município de Perdizes. O trecho de Patrocínio é "cuidado" (ou mal cuidado) por outra empreiteira.

É um verdadeiro atentado contra a vida a grande quantidade de buracos. Nas últimas semanas foram registrados três capotamentos relacionados a buracos na pista sem contar a quebra de veículos (este foi um deles).

As borracharias da cidade e região, atendendo muitos prórietários de veíuclos com pneus e rodas danificadas.

A pior situação da via é próximo a Ponte do Quebranzol e ao antigo Posto Policial, entre os quilometros 12 e 15, onde há enormes crateras.

Alguns veículos tem que passar pela contramão para desviar dos buracos, e é neste momento que o risco de acidentes aumenta.

Este enorme buraco na foto abaixo esta bem na saída de uma curva na MGC 462 com a entrada para as comunidades de Pirapetinga (e outras), próximo a Fazenda Beloni.

MG 230 e 187

Também foi prometido logo após a audiência pública em Patrocínio que esta rodovia seria recapeada. A MG 187 após Salitre de Minas até Ibiá realmente foi recapeada e ficou em boas condições para trafego. Contudo na MG 230, no trecho entre Patrocínio e Salitre de Minas, foi feito um "recapeamento para inglês ver", um verdadeiro "me engana que eu gosto", onde trechos próximo ao bairro Carajás e entre Esmeril e Pontilhão da linha Férrea em Malhadouro receberam uma fina camada de asfalto de pouco mais de um centimetro.

Nas fotos acima e abaixo um dos piores trechos da MG 230 fica numa cuva perigosa (onde já aconteceram vários acidentes) próximo à comunidade de Malhadouro já chegando no Tejuco. Além de crateras nas duas pistas, bem na curva, há um ponto de "aquaplanagem", com risco iminente de acidentes e quebra de veículos.

Na foto abaixo, esta imitação de Trevo na MG 230 na entrada pela Avenida do Enxó e Chapadão de Ferro, que  precisa de um novo desenho, pois já foi palco de vários acidentes trágicos. Além do perigo, os buracos.

O Deputado Deiro Marra publicou na imprensa local e no seu site várias reportagens em que ele se reúne com secretário e chefe do DER tratando sobre o assunto. (Leia abaixo). De fato a MG 187 foi recapeada, como foi dito, mas a MG 230 e MGC 482 continuam na mesma.

A nossa reportagem há cerca de três meses conversou com um assessor do deputado, solicitando uma posição. Não houve resposta. Na semana passada, enviamos uma mensagem via WhatsApp para o parlamentar e também não obtivemos nenhuma posição, até o momento.

O Patrocinio Online continua aguardando uma posição oficial. Enquanto isso...os condutores e passageiros continuam em risco trafegando por estas rodovias esburacadas.

Leia abaixo apenas algumas das várias matérias publicadas sobre o assunto pelo deputado Deiró Marra na imprensa local e no seu site.

Deiró Marra vai ao diretor do DRE reivindicar melhorias para rodovias MGC 462 e 187

Deputado Deiró Marra busca melhorias na condição das rodovias estaduais ligadas a Patrocínio

Deputado Deiró viabiliza recursos para a MG 230/ 187‏

Segundo Deiró, governo de MG libera R$ 8 mi para recapeamento da MG-230 e MG-187