Após 5 anos o site Patrocínio Online voltou a participar do PHN (Por Hoje Não Vou Pecar) na Canção Nova. O acampamento que aconteceu dos dias 11 a 14 de julho, é reuniu adolescentes, jovens e adultos de Patrocínio, do Brasil e também países como Paraguai, Bolívia e dentre outros.
Em sua 26ª edição, o PHN teve como tema 'Ou Santos, Ou Nada', fazendo referência ao Monsenhor Jonas Abib, que foi o fundador da Canção Nova e faleceu em dezembro do ano de 2022.
Segundo informações, o evento teve cerca de 200.000 fiéis sendo recorde de público.
O PHN (Por Hoje Não) é um movimento de combate ao pecado criado para jovens, que prega a luta pelas Coisas Divinas no dia após dia.
O acampamento antes da pandemia em 2019 foi impulsionado pelo missionário e cantor da Comunidade Canção Nova, Dunga, e após a pandemia desde 2022, está sob a responsabilidade do missionário e cantor da Canção Nova, Pitter Di Laura.
Esse acampamento após 2 anos saindo de uma pandemia bateu recorde de público, sendo que este ano foi um acampamento mais do que diferente segundo a juventude que participou muitos anos e os que participaram pela primeira vez.
Organizadas pelo tio Francisco da Renovação Carismática Católica, participaram excursões de Patrocínio e Patos de Minas.
O evento teve a presença dos missionários da Canção Nova, Pitter Di Laura, Padre Edilberto, Padre Marcelo Rossi, Padre Paulo Ricardo, Frei Gilson dentre outros.
Fotos: Canção Nova/PHN
No PHN teve o Rosário com Jesus Eucarístico rezado pelo Frei Gilson, Padre Edilberto, Nubya Fonseca, Irmã Maria Raquel, Irmã Maria Joana, Padre Leonardo, Rick e Joaquim.
Durante o PHN aconteceram adorações ao Santíssimo Sacramento com os Padres e pregações.
Com o tema “A luz foi impressa em nós” — frase célebre atribuída a São Tomás de Aquino, padre Paulo Ricardo abriu as pregações do terceiro dia do Acampamento PHN 2024. LEIA AQUI
O celular é uma “droga” que está “consumindo a alma dos jovens”, de acordo com o sacerdote. “Não estou pedindo para você jogar fora ou deixar de usar, mas quero que você saiba o que ele está fazendo com você”, alertou.
O sacerdote recordou que tem um apostolado na internet e que faz uso das redes sociais. No entanto, explicou que seu objetivo é tirar as pessoas da internet. “Não é um discurso hipócrita”, fez questão de destacar. E apontou que o grande problema está na forma como o celular vem sendo utilizado.
“As grandes plataformas digitais aprenderam como escravizar as pessoas por meio de informações rápidas”. Padre Paulo disse que a experiência de ficar uma hora ou mais assistindo a vídeos curtos e “divertidos” geram dopamina, um neurotransmissor que o seu cérebro fabrica. “Ela em excesso é o problema”, constatou. “Ela é feita para a caça. Ela é gerada assim que você encontra algo de que gosta”.
“Quando você sai do celular, fica desanimado, como se ele tivesse sugado a sua alma. Depois de tanta dopamina, seu cérebro deprime. (…) Dopamina é igual uma droga, precisamos de uma dose cada vez maior à medida do tempo”.
Frei Gilson pregou sobre o tema: “Santos até o martírio”. LEIA AQUI
“O tema que eu vou pregar é um tema que nem todos estão preparados..
Eu sempre me lembro quando eu vim ao participar do acamapmento PHN, eu participei quanto tinha 13 e 14 anos e o PHN me ajudou a me converter.
Eu me lembro que quando comecei a frequentar a igreja muitos não acreditaram que aquilo era sério, e eu sei que muitos não acreditam que a tua vinda aqui é séria. Que o teu segmento de Jesus Cristo é sério. Mas não importa o que os outros pensam, o que os outros dizem. Os anos se passaram e cada dia mais eu tenho entendido que quando eu vinha ao PHN, mas eu queria algo sério com Jesus Cristo.
Seguir Jesus é coisa séria
Repito, nem todos estão preparados pra essa pregação, sei que tem jovens que estão começando seu caminho com Deus agora. Mas nessa pregação você vai entender as consequências de seguir Jesus. Porque seguir Jesus tem consequência meu irmão. Não é assim,tão simples. Seguir Jesus tem consequência.
Santos até o martírio
Qual é o tema do frei hoje? Santos até o martírio. Em outras palavras segui Jesus até a morte se preciso for”.
Evangelho de São João, cap 8,44
“Vós tendes por pai o demônio, e quereis realizar os desejos de vosso pai; ele foi homicida desde o princípio, e não permaneceu na verdade, porque não há verdade nele; quando fala mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso, e pai da mentira.”
“Eu quero que você entenda uma coisa, ser cristão, ser de Deus é você permanecer na verdade. Você encontrou uma verdade que é Jesus.
O que que é o segmento de Cristo? É o o conhecimento de uma verdade, é o conhecimento de uma pessoa, é o relacionamento com uma verdade, é o relacionamento com uma pessoa. Depois que eu conheci Jesus eu entendi que o mundo era mentiroso.”
No período da manhã de domingo, 14/7, o sacerdote da Comunidade, Padre Roger Luis, pediu aos jovens e explicou que a salvação é dom de Deus, e ela está disponível para todos. “O sonho do Senhor não é uma felicidade passageira, é uma felicidade eterna.”
A última pregação do evento foi realizada por Pitter, que levou o tema do evento: “Ou Santos ou Nada”. Durante a pregação, comentou: “Deus promete, Deus dá a profecia, mas não tira de nós a responsabilidade de conquistar! A conquista é sua!” LEIA AQUI
Ele colocou um trecho da pregação do Padre Jonas Abib, que dizia: “Nós não podemos imaginar como o pecado pode causar a derrota de nossa família. Deus não está nos ameaçando, está sendo médico que faz o diagnóstico e mostra o risco que estamos correndo.”
Foto: Gabriele Sabino/Canção Nova
Em seguida, teve o tão esperado giro da camiseta, onde os jovens rodaram suas camisetas ao som da música “O meu lugar é céu”, jogaram para o alto e assim fizeram as trocas de vestuário. Este momento é um compromisso de amizade e apoio mútuo, incentivando ambos a viver o PHN com força e determinação até o PHN de 2025. Seguimos com a certeza de que quem encontrou um amigo, encontrou um tesouro!
Fotos: Canção Nova/PHN
Os jovens puderam contar com shows que acontecem no Centro de Evangelização, atividades paralelas.
Foto: Canção Nova Play
A Santa Missa final do acampamento foi presidida pelo presidente da Comunidade Canção Nova, Padre Wagner Ferreira.
O repórter fotográfico Jonata Ulisses de Patrocínio esteve presente ao evento e fez o registro em fotos com os padres e pregadores e também durante o evento com jovens de outros estados.
Pitter recebeu uma camisa do EJC Sagrados Corações oferta pelo movimento.
O patrocinense que hoje é jornalista da Canção Nova, Matheus Alves que vem se destacando, apresentou ao repórter Jonata Ulisses e também as adolescentes Kamilly e Rafaela Amaral que são dos EACs São José e Fátima conheceram estúdio de onde é feito o Canção Nova Notícias que apresentado pelo conceituado jornalista Reinaldo César e também do Sorrindo Pra Vida que é apresentado pela Ana Paula Guimarães e Márcio Mendese e conhecendo toda redação e direção.
Em conversa com uma das adolescentes Kamilly ela achou totalmente incrível poder conhecer um estúdio de uma tv, mas principalmente de um lugar que tem salvado almas.
Para Rafaela foi muito bom, que achou muito legal porque nunca imaginava o que se passa atrás das câmeras e despertou uma curiosidade que ela tinha mesmo. Ressaltou que tudo é muito bem organizado e tem uma função.
No ano de 2025, o Acampamento PHN acontecerá entre os dias 9 e 13 de julho, na sede da Comunidade Canção Nova em Cachoeira Paulista (SP), com o tema “Salvação, Esperança e Júbilo”.