Os militares do Corpo de Bombeiros foram acionados na madrugada de sábado, 25/3, por volta das 00h00min, para uma possível queda de aeronave na BR 050 KM135, no Vale do Tijuco Açúcar e Álcool na zona rural de Uberaba.
Segundo informações preliminares repassadas via 193 por funcionários da usina Tijuco, duas aeronaves modelo Ipanema realizavam pulverização de herbicida em área de cultivo de cana de açúcar, por volta de 17h30min seria encerrado o trabalho das aeronaves e ambas deveriam retornar a base.
A área de trabalho das aeronaves era dividida, e ao final do dia ambas se deslocavam a uma "base itinerante" e posteriormente, em conjunto, a base onde as aeronaves passavam o período noturno.
Uma das aeronaves não retornou a base itinerante, e por falta de comunicação se imaginou que a outra teria ido direto a base.
Somente após a aeronave chegar a base, que se percebeu que a outra não havia retornado, já se passava das 18h00min e já não havia luz natural.
Os funcionários da usina Tijuco iniciaram buscas por terra, imaginando que o piloto pudesse ter pousado a aeronave em uma estrada vicinal, não obtiveram sucesso.
O acionamento via 193 ocorreu e o deslocamento da guarnição dos bombeiros se deu por volta de 00h00min.
Os militares deslocaram na ASF 6464 levando drone para buscas.
Já na zona de cultivo, encontramos funcionários da usina Tijuco, os mesmos repassaram mapas de plantio e os locais onde as aeronaves trabalhavam.
Foi feito vôo noturno com o drone, porém devido a baixa visibilidade ocasionada pela falta de luz natural, e a necessidade de se usar as luzes do drone, os militares perceberam a baixa autonomia do equipamento naquelas condições, devido ao adiantar da madrugada, decidiram continuar buscas por terra, sobretudo em áreas de APP, aguardando luz natural para novo vôo do drone.
Por volta de 05h30min Os bombeiros reiniciaram os vôos do drone, principalmente nas áreas de "taxiamento", cabeceiras e faixas de aplicação do herbicida. Devido a extensão da área e os fortes ventos, o drone mais uma vez se mostrou de pouca autonomia, e logo as baterias reservas foram descarregadas.
Por volta de 06h30min foi possível lançar a ferramenta da aeronave, o modelo Ipanema que ficou disponível iniciou varredura a baixa altitude na área, a guarnição encerrou o emprego do drone e retornou a sede do 8BBM para mudança na estratégia.
Por telefone foi feito contato com CBU do 3º Pelotão que junto ao CBU do 4º Pelotão planejaram novas ações.
Quando os militares chegaram em perímetro urbano souberam que o piloto da aeronave vítima havia sido localizado e socorrido por ambulância da Usina Tijuco, e que o Arcanjo faria o resgate da vítima para a UFU.
A vítima de 57 anos teve TCE leve, suspeita de fratura na tíbia e fíbula MIE, escoriações e Início de hipotermia.