28 de Julho de 2021 às 09:56

Placa rochosa se desprende de gruta e atinge espeleólogo que é resgatado por Bombeiros

O acidente foi no Parque Nacional de Cavernas do Peruaçu em Januária

 

 

 

 

Na manhã de terça-feira, 27/07, uma guarnição do 7° Pelotão do Corpo de Bombeiros de Januária deslocou para atender uma ocorrência de resgaste salvamento de vítima em local de difícil acesso, na região do Parque Nacional Cavernas do Peruaçu, aproximadamente 38 km da cidade de Januária.

Segundo os militares do Corpo de Bombeiros um grupo de espeleólogos estava numa gruta da Serra do Parque Nacional Cavernas do Peruaçu, em um plano de inclinação a cerca de 570m de altura da base do morro, quando uma das placas rochaças se desprendeu vindo atingir um dos membros da equipe

Os militares após estudo do local e da situação montaram o Sistema de Comando de Operações (SCO) e o plano de evacuação da vítima que contou com uma equipe composta por 5 militares e 14 voluntários espeleólogos.

Após cinco horas de intenso trabalho, a vítima foi repassada em segurança para a equipe do Samu e foi conduzida ao hospital municipal de Januária.

Espeleologia é a ciência que estuda as cavidades naturais e outros fenómenos cársticos, nas vertentes da sua formação, constituição, características físicas, formas de vida, e sua evolução ao longo do tempo.

Com informações e fotos: ASCOM/7°BBM