A Polícia Civil, por meio da 6ª Delegacia Especializada em Repressão a Organizações Criminosas/Cargas (Deroc), da Divisão Especializada de Operações Especiais (Deoesp), concluiu o inquérito que investigou a autoria do latrocínio (roubo seguido de morte) do bombeiro militar reformado Sérgio Martins, de 57 anos. O crime ocorreu no dia 23 de julho, no Bairro São Sebastião, em Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte.
Foram presos em flagrante, na última semana, Douglas Diego da Silva Rufino, de 22 anos, Eduardo de Oliveira Pinto, 21, Kenner Kerlan Souza Santa, 20, e Marlon Dias da Silva Soares, 19. Com eles, a polícia apreendeu cinco armas de fogo, sendo uma delas o revólver calibre .32, utilizado no homicídio. Com os suspeitos, foram encontrados também vários pinos de cocaína e um veículo VW Voyage, roubado no dia 21 de julho. As prisões e apreensões foram realizadas na residência de Douglas, no bairro nacional, em Contagem.
Bernard Pereira dos Santos e Thalisson Junio dos Santos, também integrantes do grupo criminoso, foram presos poucas horas depois do crime. De acordo com o delegado que coordenou as investigações, Marcus Vinícius Lobo Leite, a organização criminosa já era investigada pela polícia por envolvimento em crimes de roubo de cargas na região do bairro Kennedy, em Contagem, o que facilitou a rápida identificação dos autores. “Nós já investigávamos os suspeitos e, logo após tomarmos conhecimento do assassinato, efetuamos buscas e localizamos dois dos integrantes do grupo”, explicou.
Segundo o delegado, os suspeitos já possuíam passagem policial por tráfico de drogas e roubo. A polícia busca, ainda, por um sétimo integrante da organização criminosa, Mayke Ferreira de Oliveira, de 20 anos, que está foragido.
O crime
No dia do crime, Sérgio Martins teria suspeitado de uma ação criminosa da quadrilha, que tinha rendido o motorista de um caminhão que transportava eletrodomésticos e tentava transportar a carga roubada. A vítima abordou o grupo e, ao se identificar como militar, foi baleado no peito e na perna. O militar reformado foi socorrido para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Ressaca, onde morreu.