Fonte: 46º BPM
PATROCÍNIO/MG – No último dia 23/12/2024, foi iniciada em todo o Estado de Minas Gerais a execução da Operação de Combate ao "rolezinho do grau".
Na área do 46º BPM, a Operação será realizada concomitantemente com a Operação Cavalo de Aço. O objetivo é a intensificação das atividades de fiscalização de trânsito, priorizando a abordagem de motocicletas que produzem ruído excessivo por meio de escapamentos irregulares, realizam levantamento de roda, exibindo manobra perigosa, e executam os chamados “tiros de escapamento”, causando perturbação do sossego e outros transtornos.
Em Patrocínio foram realizadas blitz de trânsito itinerantes em diversos pontos da cidade, resultando na autuação de 02 motocicletas e lavratura de 07 Autos de Infração de Trânsito.
Prisão de jovem de 19 anos por direção perigosa
Durante a execução da operação de combate ao "rolezinho do grau", realizada pela Polícia Militar na manhã de véspera de Natal, 24/11/2024, uma ação de patrulhamento na Avenida Alberto Sanarelli, no bairro Jardim Sul, resultou na detenção de um homem de 19 anos que praticava manobras perigosas com sua motocicleta e tentou fugir da abordagem policial.
Durante o patrulhamento, os policiais avistaram duas motocicletas transitando em sentido contrário ao da viatua. Um dos condutores, de uma motocicleta modelo CG de cor verde e sem placa de identificação, estava realizando manobras perigosas, empinando a roda dianteira e equilibrando-se apenas com a roda traseira. Diante do risco à segurança do trânsito, foi iniciada uma tentativa de abordagem.
Entretanto, o condutor da motocicleta verde evadiu-se em alta velocidade, avançando sinais de parada obrigatória e transitando em contramão por diversas vias. A perseguição seguiu pelos bairros Jardim Sul I e Jardim Sul IV, com a viatura policial ligando sirene e luzes intermitentes para sinalizar a ordem de parada.
O condutor tentou se esconder ao entrar na garagem de sua residência, mas foi localizado pelos policiais antes de conseguir fechar o portão. Ao ser abordado, ele resistiu passivamente à abordagem, desobedecendo às ordens dos policiais para se posicionar para a busca pessoal, o que levou à sua contenção e algemação para garantir a segurança dos envolvidos.
A motocicleta, que não estava devidamente licenciada, foi removida para o pátio credenciado, e o condutor foi autuado por infrações de trânsito. Além disso, foi conduzido à sede do 46° BPM para o registro do Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO).
A operação de combate ao “rolezinho do grau”, que tem como objetivo coibir práticas de manobras perigosas, promovendo mais segurança nas vias públicas e prevenindo acidentes que possam colocar em risco a integridade física dos condutores e pedestres, continuará sendo realizada e será intensificada durante o período festivo dos feriados de natal e réveillon.