26 de Agosto de 2025 às 10:41

Polícia Militar prende membros de organização criminosa especializada em furto de café por meio de caminhões de beneficiamento em Carmo do Paranaíba

Suspeitos manipulavam peso dos caminhões e escondiam café em compartimentos internos

Com informações e fotos da Polícia Militar 

Em decorrência da Operação Agrogerais Segura 2025, desencadeada pela 10ª RPM – Patos de Minas, equipes policiais de São Gotardo, Arapuá, Rio Paranaíba, Guarda dos Ferreiros e Carmo do Paranaíba receberam informações sobre uma fazenda produtora de café no município de Carmo do Paranaíba, indicando que um caminhão de beneficiamento era suspeito de ter furtado café, haja vista que seu peso de entrada não estava batendo com o peso de saída de controle dos caminhões. Funcionários também avistaram ocupantes do caminhão retirando peças de cerca de quinhentos quilos e jogando-as na beira da estrada, com o intuito de ludibriar a balança, apresentando o peso do café furtado em vez do peso das peças do caminhão de beneficiamento, tendo em vista que a pesagem na entrada e saída das fazendas é uma medida de controle.

Dessa forma, as equipes policiais localizaram os suspeitos, que já se encontravam com os dois caminhões estacionados no bairro Bela Vista.

Logo de início, os integrantes demonstraram nervosismo e não quiseram colaborar na abertura dos caminhões de beneficiamento, tampouco informar sobre o paradeiro das chaves dos veículos.

Após o trabalho de averiguação dos caminhões, foi possível verificar que em seus compartimentos internos havia várias sacas e baldes de café beneficiado.

Neste momento, três pessoas receberam voz de prisão pelo crime de furto e pelo crime de associação criminosa, devido à estruturação de três ou mais pessoas com a finalidade específica de cometer crimes de subtração de café.

Foi encontrada uma grande quantidade de café beneficiado dispersa em diversos compartimentos, além de 14 sacas de café que foram apreendidas. Ainda não foi possível a retirada de mais grãos de café do segundo caminhão devido à dificuldade de abertura dos compartimentos da máquina beneficiadora.

Em frente à casa dos suspeitos, onde estavam estacionados os caminhões de beneficiamento, as equipes policiais localizaram duas armas de fogo, tipo revólver .38, ambas municiadas e sem registros, sendo uma dessas armas com a numeração raspada.

Na casa dos suspeitos, foram localizados dois rádios comunicadores tipo HTs.

Com um dos suspeitos, foi encontrada a quantia de três mil e quatrocentos e vinte e seis reais em dinheiro, quantia que também foi apreendida.

Receberam informações de que essa organização criminosa vem atuando há bastante tempo em Carmo do Paranaíba e região, efetuando furtos no beneficiamento do café, já que prestam serviços terceirizados aos produtores de café.

Diante dos fatos, três autores foram presos, três caminhões de beneficiamento foram apreendidos, bem como um veículo de quatro rodas, além das quatorze sacas de café, duas armas de fogo, dois celulares e cerca de três mil e quatrocentos reais.