A esquerda Cleomar Dornelas, chefe da Polícia Técnico-Científica da Regional Patrocínio e os novos peritos
Na tarde de ontem, o Delegado Regional Hamilton Tadeu de Lima e o chefe da Polícia Técnico-Científica da Regional Patrocínio apresentaram os três novos Peritos. A Depol Regional com os novos profissionais que chegaram tem agora um quadro total de cinco peritos .
Cada perito vai trabalhar um turno de 12 horas, no total de 40 horas semanais.
Eles (Vantuil, Lissa e Júnia coordenador por Cleomar) vão atuar na regional de Patrocínio, mas em caso de necessidade vão atender todos os dez municípios subordinados a Delegacia Regional.
Vantuil é um tecnólogo da informação (ciência da computação); Júnia é odontóloga e Lissa é uma farmacêutica.
Segundo Cleomar Dornelas, chefe da Polícia Técnico-Científica da Regional de Patrocínio, cinco peritos ainda não serão suficientes para atender a toda a demanda, mas já vai melhorar sobremaneira o atendimento e desafogar os trabalhos.
Os Peritos da Polícia Civil são os auxiliares dos Delegados de Polícia em questões técnicas que exijam conhecimento específico de uma área do conhecimento, divididos geralmente em Peritos Criminais e Médicos Legistas, são policiais especialistas obrigatoriamente detentores de diploma universitário que, em razão de conhecimentos científicos e técnicos, que assessoram o processo investigatório com o conhecimento especializado de que são detentores.
O Perito agindo por requisição da autoridade judicial, pelo ministério público ou pela autoridade policial, estuda o corpo (ou objeto envolvido no delito), refaz o mecanismo do crime (para saber o que ocorreu), examina o local onde ocorreu o delito e efetua exames laboratoriais, entre outras coisas. O perito criminal tem autonomia garantida pela Lei 12030/2009, não havendo subordinação funcional ou técnica deste perito para com a autoridade requisitante.
A Polícia Técnico-Científica é muito importante na elucidação de crimes, pois é ela que colhe e identifica provas, atua em acidentes de trânsito, análise de drogas e diversas outras áreas que exige o conhecimento específico.
O Delegado da Regional de Patrocínio Dr.Hamilton Tadeu e os novos peritos