3 de Maio de 2018 às 15:17

Post de 2014 no Facebook previu incêndio no Largo do Paissandu

Procurei o "reloginho" que mostra o histórico de edição, mas não achei. Publicação já tem mais de 10 mil compartilhamentos

 

Um post está causando muita polêmica no Facebook: nele, feito em 2014, uma mulher diz que o prédio Wilton Paes de Almeida, no Largo do Paissandu, iria pegar fogo – e que não “precisa ser um vidente ou especialista pra saber” que isso ia acontecer. E a grande discussão é se esse post é falso ou se essa previsão realmente foi feita.

O post data de 8 de janeiro de 2014 (ou seja, mais de 4 anos). A autora é Sílmar Vieira Gama, que tem um perfil bem fechado – não é possível nem visualizar amigos dela sem adicionar. Então fica difícil saber se é um perfil real ou se é fake mesmo.

Além disso, procurei aquele “reloginho” que fica ao lado do horário da publicação. Ele mostra o histórico de edição do post. E não tem nenhum. Essa, aliás, é uma “manha” antiga para criar posts do tipo: a pessoa escreve qualquer bobeira, do tipo “arroz”, e depois que algo acontece, ela volta, edita o post e coloca um texto significativo (fingindo que fez uma previsão).

O post traz o seguinte texto:

“Este prédio é imenso, bem ali no Largo do Paissandú, de onde parte os ônibus para o Terminal Cachoeirinha. Eu venho passando por lá já uns dia e venho pensando nisso. Este prédio está abandonado, quer dizer, estava, pois o pessoal do movimento de moradia invadiu ele, fez instalações clandestinas e lá está morando. São muitas famílias!

Não precisa ser um vidente ou especialista pra saber que este prédio vai pegar fogo e muitas pessoas podem morrer! E a prefeitura não faz nada! Essas pessoas têm que ser retiradas dali com urgência! Como também as pessoas que invadiram o edifício do antigo cinema Marrocos! Será preciso morrer dezenas de pessoas para a prefeitura acordar?”

Ok. E aí os comentários estão pegando fogo.

A Dani Fox Campos disse: “Alguém pode, por favor, printar a informação do reloginho que mostra que a publicação foi editada? Siga o exemplo abaixo, já que o cidadão afirma que é possível editar um post (e os comentários) sem deixar rastros...”

Mas a Taty Godoi respondeu: “Dani Fox Campos conhecemos ela, nem vou dar mais atenção pra ele, qualquer pessoa consegue ver se foi editado ou não, ao contrário dela ele é um babaca que quer aparecer, mas vc viu que aquela Jornalista comoartilhou se fosse ‘Editado’ ela não teria feito isso e nem compartilhado”.

Anderson Sales acrescentou: “Reparem que esse post não permite que se responda nos comentários. Em 2014 não tinha essa funcionalidade. Isso é a maior prova que o post é verídico! Até agora ele só provou que não é só a guerra que é infinita. A vergonha também.”

Enfim. Já bateu a marca de 10 mil compartilhamentos.

Fonte: R7


Comentários

Termos de uso:

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Patrocínio Online. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Patrocínio Online poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento, mas deve ter responsabilidade!