8 de Maio de 2018 às 12:38

Prazo para regularizar título de eleitor termina na quarta-feira

Também termina na próxima quarta-feira o prazo para que o eleitor que tem 15 anos, mas vai completar 16 anos até a data da eleição e pretende votar, requerer o título.

João Batista doos Reis, chefe do cartório eleitoral, fala do fim do prazo para regularizar situação e biometria from Patrocínio Online on Vimeo.

 

Veja acima a entrevista com João Batista dos Reis, chefe do Cartório Eleitoral da Comarca

Continue lendo após anúncio
 

Eleitores que ficaram mais de três eleições sem votar ou justificar a ausência têm até amanhã, quarta-feira (09/05) para regularizar a situação. Para efeito dessa contagem, cada turno de um pleito representa uma eleição. 

O cidadão deve ir ao cartório eleitoral da Comarca de Patrocínio de posse do título de eleitor caso o possua, além de um comprovante de residência e um documento oficial de identificação pessoal que tenha, no mínimo, nome, filiação, data de nascimento e nacionalidade. No caso dos homens, também é necessário levar o comprovante de quitação militar.

Outras solicitações

Também termina na próxima quarta-feira o prazo para que o eleitor que tem 15 anos, mas vai completar 16 anos até a data da eleição e pretende votar, requerer o título. O mesmo dia também é o prazo final para que pessoas com deficiência que necessitam de atendimento especial informem sua situação à Justiça Eleitoral para que sejam remanejadas para uma seção adaptada.

A participação nas eleições é facultativa apenas para analfabetos, pessoas com idade entre 16 e 18 anos ou com mais de 70 anos. Para os demais brasileiros, o voto é obrigatório.

Biometria

O  Cartório Eleitoral da Comarca de Patrocínio está trabalhando com a biometria desde o dia 15 de março de 2017, mas ainda não é obrigatória, segundo informou o chefe do cartório.  As cidades que tem prazo para encerrar o processo são: Uberlândia, Uberaba e Araguari.

Para a comarca estão disponiveisrês terminais biométricos e os documentos necessários são: carteira de identidade, título de eleitor e CPF, onde inicialmente é feita a atualização dos dados do eleitor. Posteriormente ele faz a assinatura digital, em seguida capturada a foto do eleitor e depois são inseridas as digitais de cada um dos dedos das mãos.

João Batista explica que o tempo para fazer todo processo é de até 20 minutos e tão logo o TRE envie para a Comarca mais kits biométricos será feita a convocação dos eleitores de Patrocínio para passarem pelo recadastramento eleitoral.

A obrigatoriedade para esse novo sistema é em  2019 .

 


Comentários

Termos de uso:

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Patrocínio Online. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Patrocínio Online poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento, mas deve ter responsabilidade!