No final de 2018 por decisão do Prefeito Deiro Marra foi adquirido para o Patrimônio Público Municipal, por um preço muito vantajoso, bem abaixo do valor do mercado imobiliário local, um imóvel urbano constituído por área de 2.154,90 m² e benfeitorias, localizado no Centro Administrativo, construído em 1977 para sediar o extinto IBC – Instituto Brasileiro do Café, onde funcionou a Acarpa.
Com 100% de recursos próprios da Prefeitura, o negócio foi fechado com a Superintendência do Patrimônio da União em Minas Gerais.
Segundo Deiro afirmou em redes sociais: “dentro do previsto, autorizei o início das obras de adaptações e ampliação do prédio, que vai abrigar as novas instalações da Secretaria de Saúde”.
Localizado no encontro da Rua Marechal Floriano com a Avenida João Alves do Nascimento, bem próximo ao centro administrativo, a nova sede acomodará de forma mais confortável a população que buscar atendimento no local.
Para preservar o projeto do prédio atual, que é de 1977, quando foi construído para receber o extinto Instituto Brasileiro do Café (IBC), toda a reforma foi pensada com a valorização da arquitetura existente, preservando a estrutura e as características da edificação, bem como a criação de um novo paisagismo em todo o seu entorno.
Além da estrutura atual, que está recebendo novas divisões internas para que todos os setores administrativos possam ser acomodados e uma nova recepção para o TFD, será construído um acréscimo com mais de 500m² divididos em dois pavimentos, sendo que no andar superior funcionará a Farmácia da Secretaria Municipal de Saúde com novo espaço de atendimento e muito mais conforto. O estacionamento também será ampliado, passando a oferecer 20 vagas.
O prefeito salientou ainda que “Com as melhorias que ali serão desenvolvidas, a população vai ter mais conforto, comodidade, recebendo um atendimento ainda mais digno, merecido e humanizado”.
Todas as adequações estão sendo feitas para atender as demandas e todos os setores da Pasta, com uma nova recepção para o TFD, além de ampla construção de um anexo de dois andares, com o segundo andar destinado exclusivamente à farmácia.
Valorizando a arquitetura existente e característica da edificação, inclusive recebendo novo paisagismo e ampliação do estacionamento, a construção total ficará com mais de mil metros quadrados.