3 de Março de 2021 às 10:38

Prefeito visita PSM, fala de situação difícil e faz apelo ao governador para transferência de pacientes e abertura de leitos UTI

Veja o vídeo

PATROCÍNIO (MG)-  Acompanhado do Secretário de Saúde,  Luiz Eduardo Salomão, o prefeito Deiro Marra visitou o Pronto Socorro Municipal na tarde de hoje. 

No local estão internados  12 pacientes na urgência, de 12 leitos, o  que representa 100%. Na emergência todos 08 leitos ocupados, 100%Na enfermaria do PSM, 6 pacientes de 9 leitos existentes 66, 67%.

Cidades vizinhas, como Coromandel e Monte Carmelo tiveram ajuda na transferência, inclusive com traslado aéreo do ComAvE - Comando de Aviação do Estado e do Samu e Bombeiros da região oeste.

Semana passada a reportagem do POL emtrou em contato com o presidente do Partido Novo, do governador Romeu Zema, aqui em Patrocínio, o empresário Nilson Caixeta, que protamente respondeu nosso chamado via aplicativo e aguardamos uma entrevista sobre o assunto, dele ou de algum representante do governo mineiro.

O Prefeito em sua fala, inclusive compartilhada nas redes sociais, demonstrou sua preocupação e fez um apelo ao Governador do Estado do ajuda na transferência de pacientes e criação de leitos UTI.

Leia abaixo a fala do chefe do executivo:

Estamos nos empenhando, quase que implorando ao Governo do Estado para que faça a transferência urgentíssima de pelo menos nove pacientes com Covid-19 que aguardam vagas em unidades de terapia intensiva, para hospitais de outros municípios, onde há leitos disponíveis na rede hospitalar estadual de tratamento aos infectados pelo vírus.

O momento é de extrema gravidade, colapso total. Permanecendo esse quadro alarmante, há, inclusive, a possibilidade de mais pessoas contaminadas precisarem desse mesmo procedimento de translado intermunicipal, considerando que esse transporte é de alto risco e os pacientes precisam estar em condições para serem transferidos.

Desde o início dessa cruel pandemia não temos medido esforços, nos estruturando, aumentando número de leitos de UTI, fazendo tudo o que está ao nosso alcance, mas essa é a triste e dramática realidade vivida pelas regiões do Alto Paranaíba e Triângulo Mineiro e por todo nosso País.

Temos tentado, junto ao Governo do Estado, via ofícios e gestão política, uma participação maior e efetivo envolvimento, pois só a Prefeitura, por mais que se sacrifique, não dá conta de arcar com todos os custos dessa inimaginável crise sanitária que nos assola e exige-se do Estado que arque com suas responsabilidades institucionais e constitucionais, tomando uma atitude concreta e de impacto imediato.

Por fim, mais uma vez insistimos no apelo, implorando a toda nossa população que reforce medidas de distanciamento social e de prevenção contra o vírus, como lavar as mãos, uso de máscaras, de álcool em gel, evitando aglomerações e realizações de festas e reuniões, mesmo que em família.

Enquanto a vacina não chega para todos, a prevenção é o melhor e único remédio, e de forma vital nesse momento estarrecedor, com a agravante de que a variante brasileira do coronavírus já se manifesta em cidades próximas.

Vamos cuidar uns dos outros, unidos pelo amor à vida. Estamos em guerra contra um inimigo invisível, poderoso e impiedoso.


Comentários

Termos de uso:

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Patrocínio Online. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Patrocínio Online poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento, mas deve ter responsabilidade!