Uma comitiva composta por lideranças políticas das regiões Noroeste e Alto Paranaíba e analistas do Sebrae Minas participou, de 20 a 24 de março, de uma missão técnica no estado do Paraná, com foco nas experiências em políticas públicas destinadas ao empreendedorismo, desenvolvimento econômico territorial, inovação e Smart Cities. Com visitas a Foz do Iguaçu e Curitiba, o grupo esteve no maior evento de cidades inteligentes do mundo, o Smart City Expo Curitiba.
A iniciativa do Sebrae Minas teve o objetivo de estimular os prefeitos a conhecerem as boas práticas aplicadas nas duas cidades. “A ideia é envolver os gestores públicos, por meio de experiências bem-sucedidas, na melhoria dos ambientes de negócios e na promoção do desenvolvimento sustentável dos seus municípios. Afinal, cidades inteligentes são aquelas boas para viver e empreender”, salienta o gerente do Sebrae Minas na Regional Noroeste e Alto Paranaíba, Marcos Geraldo Alves.
Participaram da missão 18 prefeitos e demais lideranças dos municípios de Arapuá, Arinos, Bonfinópolis de Minas, Cabeceira Grande, Carmo do Paranaíba, Chapada Gaúcha, Coromandel, Guarda-Mor, Guimarânia, Iraí de Minas, Morada Nova de Minas, Natalândia, Paracatu, Patos de Minas, Presidente Olegário, Santa Rosa da Serra, São Gonçalo do Abaeté, Tiros, e Varjão de Minas.
Também estiveram presentes a deputada estadual Ludimila Falcão, e representantes da Associação dos Municípios do Noroeste de Minas (AMNOR), da Associação dos Municípios da Microrregião Alto Paranaíba (AMAPAR), do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Alto Paranaíba (CISALP), do Consórcio de Saúde e Desenvolvimento dos Vales do Noroeste de Minas (CONVALES), do Consórcio Público Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável do Alto Paranaíba (CISPAR) e do Consórcio Intermunicipal Região Integrada para o Desenvolvimento Sustentável (RIDES).
Foz do Iguaçu
Em Foz do Iguaçu, a comitiva foi recebida pelo prefeito Chico Brasileiro, que apresentou o Foz Desenvolve - programa voltado para o fortalecimento do ambiente de negócios e apoio aos empreendimentos. O grupo também conheceu o trabalho do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social de Foz do Iguaçu (CODEFOZ), criado para unir organizações públicas e privadas em torno de projetos sustentáveis, e a Central do Empreendedor de Foz do Iguaçu, iniciativa equivalente à Sala Mineira do Empreendedor.
A comitiva ainda aprofundou o conhecimento nas Temáticas Eixos do Centro de Empreendedorismo (CE.DNI), que contribui para a diversificação da economia de Foz do Iguaçu e região, e visitou o Parque Tecnológico Itaipu, que integra e transforma conhecimento e tecnologia em solução para o progresso da sociedade.
Curitiba
Na capital paranaense, o grupo de prefeitos mineiros participou do maior evento de cidades inteligentes do mundo, o Smart City Expo Curitiba. Criado em parceria com a Fira Barcelona, organizadora do principal Congresso Mundial de cidades inteligentes: o Smart City Expo World Congress. Em Curitiba, o evento reuniu especialistas de diversas áreas para compartilhar ideias e soluções sobre como criar um futuro melhor e mais sustentável para as cidades e seus cidadãos.
Por fim, a comitiva teve a oportunidade de se conectar com representantes da Knokcare, empresa portuguesa especialista em saúde digital. A partir do encontro, serão avaliadas as possibilidades de implementação da telemedicina na saúde pública do Noroeste e Alto Paranaíba.
Assessoria de Imprensa | Prefácio Comunicação Henrique Ulhoa